segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FIm de semana cultural, da cultura indígena ao MPB

Oi Pessoal,

Sei que disse que tiraria férias do blog, preciso de mais tempo para estudar e tudo mais, contudo eu sou uma pessoa com rotina, e rotina é fogo.

Desde o emio do ano passado minha rotina tem me condicionado a duas coisa, biologia durante a semana e artes no fim de semana. Decidi juntar as minhas duas paixões e consegui conciliar a minha vida com a dos meus amores, de segunda a sexta sou biólogo, fim de semana sou ator, pronto agora eu sou assim.

Uma das coisas legais em ser ator, você se diverte com coisas simples e sempre está sabendo das novidades. E lá se vão as minhas andanças na terra do sol quente.

Fiquei sabendo no ar que haveria um show no Teatro Amazonas, é estranho porque eles sempre publicam a programação do mês lá no teatro, porém eu raramente passo por lá para conferir. Mas tenho amigos que moram por lá e me disseram que o show era bom, eu não entendi muito mais arrisquei, acabei inso sozinho já que ninhguém se animou ou podia realmente ir comigo.

Assisti então a apresentação do Grupo MAWACA, sabe aquele show que voc~e não entende nada mais sai tão feliz, foi bem assim.

O show era do cd Ruprestres Sonoros, o grupo já com mais de dez anos de carreira é quase uma pesquisa cantante, nesse CD eles juntaram canticos de diversas tribos indigenas e misturaram com culturas como japonesa e indiana. São sete mulheres que cantam aconpanhadas de uma banda.

Adorei as canções, o show foi um espetáculo a parte, em primeiro lugar a abertura, na primeira canção foram exibidas no fundo do teatro noticias sobre os genocídeos de indios no Brasil, fatos que ocorreram a pouco mais de cinquenta anos e o povo já esquece.

A apresentação também contou com a participação de Malui Miranda e da tribo (primeira vez que vi indios de uma tribo ) Bayorá, apresentando sua dança e música. (Mais informações aqui)



No sábado foi o dia do 7º Festival dos Morcegos, organizado pela vigilância sanitária da cidade, esse festival sugiru com a idéia de cortar a mistificação acerca dos morcegos e consicetizar a população da importância desses animais na natureza. A abertura do festival contou com Candinho e Inês, Ketley Nascimento e Niclas Júnior, cantores de música popular aqui de Manaus.


E no domingo um pouco de clássico, foi a ao concertod a Série Guaraná da orquesta filarmônica de Manaus junto com o Coral, foram intepretrações de músicas de Mozar, mas bem legal também. Eu acabei levando um bolo do pessoal no domingo, foi tudo tranquilo.

Para quem quiser conhecer o Grupo Mawaca eu recomendo é muito bom mesmo. Abaixo eu selecionei alguns vídeos:



Música: Ciranda Indiana - Apresentação em SP


Ketley Nascimento


Candinho e Inês


O Robenilson - Nicolas Junior (esse cara é demais)

É pessoal, agora eu vou indo, de volta a vida de biólogo... Ee vou e vocês vão...


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Férias

Oi Pessoal,

Hoje a minha novela favorita entra em recesso, e não é a Insensato coração, é o Blog da Marion. Já tinha dito isso antes, mas de qualquer forma eu sempre fico meio assim quando o a Marion tira férias, eu adoro os posts dela, mas ela vai fazer um ótimo passeio.

Mas não é sobre as férias da Marion que eu queria falar e sim das minhas.. kkkk.. existe várias coisas boas em ser um estudante de pós-graduação, no meu caso ainda mais, eu tenho um cronograma a cumprir, é um protocolo de coleta bem simples, a cada quinze dias um dia de coleta de campo, isso me dá uma maleabilidade incrível com os meus horários.

Claro que um dia de campo as vezes refletem quinze dias de trabalho no laboratório, mas mesmo assim é muito maleável.

Por enquanto meu trabalho tem sido apenas em campo mesmo, a parte de laboratório aidna está bem no começo, me preocupa porque meu prazo cada vez mais se esgota, mas eu não estou agoniado, dependo das plantas para ver o que acontece, não posso fazer com que corram, elas tem seu tempo e eu respeito isso.

COnsequentemente tendo essa melabilidade de horários eu posso programar férias, dias de descanço e até mesmo paradas durante alguns dias. Com isso no ano passado pude ir 3 vezes para a casa dos meus pais, somando tudo isso eu devo ter tirado uns 40 dias de férias ano passado, o que supera muito mais do que os dias de férias "normais" que as pessoas tem direito.

Agora eu já estou ansioso, embora eu tenha tirado uams "férias" numa disciplina mês passado, e tendo passado alguns dias em campo eu tenho necessitado fugir completamente daqui kkkk...

Já está tudo programado, em outubro e novembro são 7 dias fora de manaus oficialmente, já estou ansioso. Já penso no ano que vem, se assumir mesmo o cargo do concurso como serão as minhas férias? KKK já nem comecei a trabalhar e já programo férias.

Acontece que nunca tirei oficialmente férias, porque nunca trabalhei um ano seguido numa empresa, ou coisa do tipo, sempre foi assim, contrato, bolsa, trabalho mesmo só por três meses.
VOu indo... hora d eir pra campo.. e vocês como vão de férias...

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fases do Eu

Oi Pessoal,

Desculpa a sumida, mas estou cada vez mais me enrolando, logo isso volta ao normal.
Sexta passada 12/08/2011 foi um marco para o ramo da música aqui em Manaus... eta eufemismo, mas de qualquer forma, foi o show de estréia da minha amiga Jade Saphira.

A Jade é filha d adiretora do grupo de teatro que eu participo e tem uma voz incrível, ela é compositora também e todas as canções do show forma compostas por ela.

O show ainda contou com nomes da música amazonense, como a Família, Inês, Candinho, Candinho Jr e eu esqueci o nome dos outros mas era a familia toda, além da Lucinha Cabral grande compositora e cantora e de mais gente que agora eu não me lembro. O show foi no Teatro do Sesc, do centro.
Ainda nesse show o grupo Ação em Cena fez uma intervenção artisitca e aí começam as minhas andanças nessa história.

No começo do ano enquanto fazíamos o aquecimento para o ensaio a diretora propôs um exercicio de coordenação motora e rítimo bem simples o Perna-dedo-mão-perna-dedo-perna-mão.... ah?

Todo mundo lembra do soco-soco-bate-bate que a Xuxa lançou, é quase a mesma coisa, você bate as mãos nas pernas (Perna), estala os dedos (dedo) e bate palma (mão), assim de forma ritimada. Enquanto fazíamos esse exercício a Jade cantava a música "Ambulantes" feita em homenagens aos comerciantes liberais que vivem de vender suas mercadorias no centro da cidade e nos ônibus. Assim ficou acertado que durante o show dela nós íriamos fazer isso.

Devido a muitas idas e vindas apenas 3 integrantes do grupo puderam fazer a intervenção.

Assim que a Jade anunciou a música entramos eu, Mabrini e Agata vestido de vendedores de doces, chips de celular e banana frita respectivamente.

O público no começo achou estranho, visto que não são permitidos os vendedores ambulantes dentro do teatro, o texto era um improviso, ofercíamos produtos aos convidados enquanto usavamos so jargões dos vendedores.

Por exemplo, é comum nas linahs de ônibus expresso entrarem garotos segurando uma caixa plástica contendo doces (chicletes, balas, halls, etc...) e todos eles parece que tem um acordo com o que dizer que é "Olá tudobem tudo legal com todos vocês, eu deixei no colo de alguns de vocês essas deliciosas gomas também chamadas de jujubas" e assim vai.

A reação do público foi muito positiva e interativa, embora ninguem quizesse comprar as minhas jujubas.

Infelizment enão achei nenhum vídeo do show então vai um vídeo da Lucinha Cabral, para que vocês possam conhecer o talento dela.





Eu vou indo pessoal, qual será o próximo show que eu entro... e vocês vão...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um copo de água


Oi Pessoal,

A todos os mues leitores do Brasil sul e sudeste quero informar que ontem foi o dia mais seco em 100 anos, nunca na história da minha vida amazonense-mineira eu pensei que secaria tanto o clima aqui, acostumado com a umidade sempre acima dos 70%, isso foi praticamente um desastre ambeintal, pelo menos no meu nariz, até sangramento aconteceu, mas enfim logo as chuvas voltam, mas tenho medo que esse mês de setembro fique insuportável.

Ano passado nesse período eu regressava da casa da minha mãe, e lá estava um frio enquanto aqui quente como sempre. Já disse o meu organismos implora por um vento gelado naturalmente.

Só nesse mês de agosto (que só teve 12 dias) já tivemos temperaturas próximas de 40 graus e até mesmo um termometro bateu 50 graus numa zona da cidade.

Aqui no norte temos duas estações, uma que chove muito e outra que chove pouco, na que chove muito chove sempre, todos os dias, de começo de novembro até o fim de junho, depois vem a que chove menos, ainda chove bastante até o meio de julho, mas agosto e setembro são poucos os dias que se tem chuva (bem uns 5 no máximo), om isso a umidade do ar cai muito e o calor aumenta catastróficamente.

Por exemplo, geralmente na casaa onde moro o quarto está sempre fresco a noite, tanto que tem dias que eu ligo o ventilador mesmo só para curtir o barulhinho, essa noite se o ventilador não estivesse no máximo eu não dormia, par aajudar, essa temporada de férias o que teve de papagaios no ar, era um show, vários deles e muitos curumins e não-curumins mais correndo atras de um. com isso os fios e transformadores estão cheios de pedaços de rabiolas e linhas, e isso causou a explosão do transformador da rua lá de casa (ainda bem que quando a energia foi embora de vez a novela já tinha acabado). Resultado estava sem energia elétrica que só voltou hoje as três da manhã.

Mas esse rolê todo foi para contar uma danada minha, aliás essa manhã mesmo, agora a pouco eu voltava do médico passei na farmácia e pedi um copo de água. Não sei porque na farmácia o bebedouro fica atras do balcão, então você tem que pedir para a atendente te trazer a água.

Porém antes que ela me desse a água num copo descartavel colocquei a minha garrafinha no balcão, pedi que ela colocasse um pouco para evitar de gastar um copo.

Ela olhou estranho para mim, mas levou a garrafinha e encheu de água, porém quando foi me entregar me deu também um copo descartável cheio de água.

Acho que ela não entendeu que a idéia era não gastar o copo, aliás os descartáveis são coisas que nós deveríamos repensar ao utilizar, é #fato que lavara louça polui menos e gasta menos recursos do que o que necessário para reciclar os descartáveis. Há situações que os descartáveis são útieis, mais se formos ver eles é na verdade totalmente descartáveis da nossa vida, ainda mais os de plástico que são pouco reaproveitados.

Infelizmente eu ainda uso esses copos, no restaurante da universidade por exemplo eu sempre acabo usando um copo, mas tento fazer o possível para lembrar de carregar a caneca, mas as vezes é osso. Porém é necessário uma mudança no nosso pensamento e as vezes uma atitude drástica mesmo.

Já ouvi dizer que algumas empresas estão excluindo a compra de descartáveis para o café dos funcionários, o que os obrigou a carregar cada um a sua xícara e lavá-la, enquanto que alguns eventos dentro do kit básico do evento já vem uma caneca.

De qualquer forma, temos que repensar um pouquinho não é verdade...

Pessoal eu vou indo... agradeço a esse inverno chegar aqui e o laboratório ja ter ar-condicionado... e voces vão...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vozes da Ufam



Oi Pessoal,

Sexta passada eu fui assitir ao show da orquestra "Vozes da Ufam", é um coro de garotas acompanhando da orquestra da universidadede. O show foi no "Sesc" da Rua Henrique Martins, no Centro.

Eu conheci o vozes da Ufam ano retrasado, quando teve um evento e eles cantaram, eu adorei, um mix de músicas populares com composições e arranjos do maestro "Adelson Santos".
Dessa vez eu fui acompanhado da Paula, a gente mais porque a Erika e a Jessica iam dançar, pois é desa vez o show tinha acompanhamento do corpo de dança do CAUA (Centro de Artes da Universidade doAmazonas).

O Coro é composto por 6 sopranos e 6 contraltos enquanto que a banda é composta por 6 músicos de base, 13 instrumentos de sopro e 6 violinos.

A orquestra Vozes da Ufam "de música popular, formada em 2008 natravés da Universidade Federal do Amazonas, a qual busca criar um espaço onde os músicos possam praticar e aperfeiçoar o canto e o instrumento, assim como desenvolver na comunidade a consciência e prática reflexiva sobre a importância da arte como área de conhecimento e relações humanas, A música interpretada pela Orquestra Vozes da Ufam é um prato cheio de vários gêneros musicais e poesia para elevar o espírito e afirmar a vida. Absolutamente nada a ver com a música de manipulação comercial cuja função é anestesiar, alienar e distanciar o homem do valor da existência, É bom ouví-la. Isto é necessário." - panfleto

Durante o espetáculo foram apresentadas 17 canções, dentre autores famosos como CHico Buarque de Holanda (Retrato em Preto e Branco), Beatles (Eleanor Rigby), Titãs (sonífera ilha), Tom Jobim (Insensatez), Legião Urbana (Que país é esse) e Ary Barroso (Aquarela do Brasil). E As Composições do Maestro Adelson, dentre elas a que eu mais gosto "Não Mate a Mata" e De ladeira a Abaixo.

Também teve a participação especial de Zezinho Corrêa na canção "Dessana, Dessana", tudo bem que o Zezinho não sabia a letra da música, mas foi bem legal.

Quem quiser conhecer um pouco mais da orquestra, clica no link no começo do post, da pra ver a página do Myspace com algumas canções...

É eu vou indo... ouvindo bom som.. e voces vão?...


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cilada.com


Oi pessoal

Desculpa o sumiço, ainda devo um post sobre a disciplina que fiz, mas como eu não terminei ainda o relatório ela não acabou.

Fui ontem assistir a "Cilada.com" (2011), fui no Cinemais no Shopping Manaus Plaza, não sei se já comentei sobre esse shopping, mas eu não gosto dele, e nem gosto do cinema lá... Bom isso é um caso meu, o Plaza, como a gente abrevia aqui, é um dos cinemas mais populares, o preço também é encantador, as segundas feiras 3 reais a meia entrada e as quartas 4 reais, ou seja, cinema sempre cheio, filas pra comprar ingressos, salas com mais gente que o possivel e a pipoca ali não é gostosa.

Eu não tenho nada contra o cinema ser mais barato, pelo contrário adoro isso, mas enche muito, outra razão para esse cinema estar sempre cheio é a localização, ele fica na Djalma Batista, a avenida de acesso do centro para a zona norte e leste da cidade, então todo mundo que sai do trabalho, escola e tudo mais acaba passando por ali, ou seja, é caminho e as pessoas param. Nessa mesma avenida fica o Millenuim e o Amazonas Shopping, ambos com cinemas, o do Millenium é uma filial do cinemais, só que a pipoca deles é mais gostosa, e no Amazonas é um das filiais do cinema Severiano Ribeiro, era o meu cinema favorito, eles fecharam par auma reforma e depois eu não fui mais, alias faz tempo que não vou.

Voltando ao filme, Cilada.com é baseado na série "Cilada", a direção é de José Alvarenga Jr, que dirigiu outros grandes filmes como Divã e os Normais. Bruno Mazzero, faz Bruno, um publicitário que se envolve numa enrrascada quando a namorada (Fernanda Paes Leme) Fernanda, põe um vídeo dos dois numa muito rapidinha na internet. Ele passa o filme tentando provar que aquilo foi uma situação atipica, até realmente perceber que n ão er aisso que ele buscava.

Salvo o exagero dos palavrões e algumas coisas sem sentido no filme é uma comédia incrivelmente engraçada. Digo que algumas coisas são sentido porque não contribuí em nada com a história, por exemplo ele é um publicitário envolvido numa campanha para concientização no trânsito que simplesmente não tem resposta alguma, o chefe fala um monte de besteira e não diz nada, enfim todas as cenas no trabalho só servem para aprofundar a história da internet.

Um destaque no filme é Serjão Loroza no papel de Marconha e Dani Calabresa fazendo uma apresentadora de programa sensasionalista.

Recomendo para quem gosta de um bom filme de comédia ao estilo brasileiro.

Eu vou indo pessoal... sexta feira estréia um dos filmes mais esperados por mim.. e vocês vão...