quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Flauta Mágica

Oi Pessoal

Neste domingo fui assistir ao encerramento do Festival de Ópera do Amazonas, é o quarto ano que compareço sempre a pelo menos uma ópera na capital, este ano eu fiquei surpreso quando vi a programação, três das minhas óperas favoritas estavam inclusas, Carmen, A Puritani e a Flauta Mágica.

Minhas história com a Flauta é antiga, a primeira vez que escutei eu lembro direitinho, foi num desses programas de auditório em que a moça foi cantar, disseram "A Flauta Mágica" eu fiquei encantado com a Aria da Rainha da Noite, acho que dentre as composições de Mozart essa é uma das arias mais famosas.

Desde então eu sempre busquei assistir o que dava, desde que cheguei em Manaus algumas vezes fui assistir a série Guaraná, sempre aos domingos de manhã no Teatro Amazonas e por uma vez eu fui e lá estava a Flauta Mágia outra vez.

Tive a chance de assistir a versão da Cia de Londres em DVD uma vez (tem vários vídeos desse DVD no Youtube).

Nessa apresentação que eu fui não foi bem uma ópera, foi quase um musical, grande parte das conversas foi mesmo falada e menos cantada, apenas as principais composições foram executadas. Houve uma mudança no contexto, Princepe Tamino começa fugindo de uma grande serpente (detalhe utilizando um tablet) e é resgatado pelas três damas da rainha (vestidas com roupas da policia especial e matam a serpente com armas a laser), e é levado até a presença da Rainha da Noite (alta empresária que vive em uma alta torre e vem num trono de metal, lá se apaixona pela foto da Princesa Pamina e sai junto com Papageno para resgatá-la das mãos do Malvado Zarasto.

Tudo teve um toque moderno, no fundo do palco havia uma projeção em 3D, dependendo de cada uma das cenas era um lugar, e tudo mexia, os pássaros voavam, o fogo vibrava e a água da cachoeira parecia real.

Zarastro e seus comparsas todos de branco, assim como os membros dos três templos, desafios que Tamino teve que enfrentar para conseguir Pamina.

A história é linda e foi acompanhada de uma noite nublada e muito confortável no Largo de São Sebastião.

Bom, segue o vídeo da ária da rainha da noite que eu gravei com o celular (por isso o chiado) e tava passando no telão



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paraísos Artificiais

Oi Pessoal


Assisti "Paraísos Artificiais" da direção de Marcos Prado (Tropa de Elite 1 e 2, Parada 174). Eu tinha visto o trailer quando fui assistir "American Pie" e me chamou muita atenção. O Filme se passa entre uma viagem entre as lembranças dos dois personages principais. Nando (Luca Bianchi) acaba de sair da cadeia e quando volta para casa encontra a mãe Márcia (Divana Brandão) e o irmão Lipe (vulgo ET) (César Cardeiro) num lar totalmente desestruturado, o garoto totalmente rebelde, usuário de drogas e a mãe viciada em antidepressivos e ansiolíticos. 


A primeira lembrança vai puxando as outras, Nando é artisita e foi para Amsterdã com o amigo Patrick (Bernardo Melo Barreto), lá ele conhece a DJ Erica (Nathalia Dill), só que ela percebe que aquela não foi a primeira vez que eles se encontraram.
Durante o filme aparecem muitos jovens utilizando drogas, principalmente o exstasi e o crack, além a maconha. Estes curtem "uma onda" indo pelas raves, um universo onde o uso de drogas e o sexo parecem não ter limites, aliás tem sim a overdose.

Durante o filme existem pelo menos quatro cenas de sexo, sendo estes tanto homo quanto heterossexual, a nudez é tratada de uma forma tão plástica que choca no primeiro instante mas depois ela se torna natural.

Foi o primeiro filme de ficção de Marcos Prado e tenho certeza que se a qualidade continuar assim, muitos outros virão.

A razão para eu ir ao cinema, sozinho, numa seção com 6 pessoas??? Sim só haviam seis pessoas no cinema, também é quinta feira e estão em cartaz dois blockbusters (Vingadores e American Pie), infelizmente poucas vezes que fui ao cinema ver um filme nacional havia fila ou então tive dificuldades com os ingressos. 

De certa forma fiquei feliz por ter um cinema vazio, pude curtir todos os detalhes sem que tivessem conversas, em senti o dono da sala.

Sim a razão.... hoje completa 4 anos que cheguei em Manaus.... 

Pessoal eu vou indo... meu aniversario..... e vocês vão....

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bienal do Livro


Oi Pessoal

Aconteceu em Manaus nestas duas ultimas semanas a Bienal do Livro, um evento muito importante para o ramo literário, em Manaus foi a primeira vez.

Com a correria da defesa e fechamento de notas eu acabei deixando para ir somente no ultimo dia, infelizmente perdi o crédito de cem reais que os professores da rede estadual tinham direito, mas tudo bem.

A bienal aconteceu no studio5, no centro de convensões, um barracão muito amplo mesmo e onde sempre acontecem esses eventos.

A entrada, 2 reais para a população, 1 real para estudante e gratuita para os professores, tecnicos em educação e profissionais do livro.

Adorei o ambiente da feira, embora a quantidade de estantes tenha sido pequena e poucas novidades, salvo um que veio do sul com livros em espanhol não havia nada novo.

Durante o evento foi possível ter contato com escritores, haviam peças de teatro, e também dois locais de discussão, o Tacacá Literario e o Livro encenado.

O Tacacá Literário reuniu artistas da literatura em todos os ramos para discutir, sempre dois artistas e um apresentador, me senti num talk show tipo Luciana Gimenez.

No domingo assisti ao debate entre Rafael Coutinho e Romahs (ele é roteirista do Mauricio de Souza nos quadrinhos da Turma da Mônica) no Tacacá Literário, eles discutiram sobre a história das histórias em quadrinho e de como está o mercado hoje em dia.

O Livro encenado era um espaço onde um ator vinha para fazer a leitura de uma obra, neste domingo quem veio foi a Mel Lisboa (minha eterna Anita) e leu a obra "Um relato de um certo Oriente" de Milton Hatoum, um escritor amazonense.

Mel Lisboa está linda, grávida e muito sorridente, leu durante uma hora o livro sem beber água, e depois continuou, não fiquei até o final devido aos horários de ônibus e trabalho no outro dia.

O livro "Um relato de um certo Oriente" conta uma história um tanto triste entre reencontros e tragédias que se passam em Manaus, num palacete, pela história da família de Emily, uma libanesa que vive em Manaus com os irmãos, viúva e com os filhos cheios de problemas, teve uma neta muda e surda que morreu tragicamente.... não pude absorver muito, estava cansado, mas a história me pareceu rodar sempre em torno de Emily.

Fui acompanhado do meu amigo Sam, aproveitamos e comemos uma pizza lá também, afinal não compramos livro algum.

Eu vou indo pessoal, e vocês vão....


Dentre os que prestigiaram a Bienal estiveram os atores Caio Blat, Denise Del Veccio e Beth Goulart... até o Parreira veio kkkkk

domingo, 6 de maio de 2012

Mestrezando




Oi Pessoal

Primeiro, finalmente, enfim, tenho tempo.... era uma coisa que a muito tempo eu não tinha, tempo, não que eu não saisse ou não me divertisse, mas eu tinha uma obrigação tão forte com o meu tempo que ele simplesmente parecia não existir, mas agora ele existe, e estou começando a me adaptar a nova disponibilidade de tempo.

Porque eu tenho tempo agora? Sim meus caros, no dia 27 de abril eu finalmente apresentei a minha defesa da dissertação, claro que com milhões de coisas atrapalhando a minha vida mas eu sempre mantendo do foco, devido a problemas que acontecem quase que eu desisto e remarco para outro dia, mas eu precisava acabar logo com essa fase, por dois motivos.

Primeiro, meus pais vieram, tinham passagens marcadas e queriam muito estar presente nesse momento, foi algo muito bom, tê-los aqui comigo, me apoiando. Os dois assistiram a apresentação toda, foi muito mesmo, um momento que eu não vou esquecer.

Fiquei um mês montando a apresentação e no último dia montei tudo de novo, além de uma discussão lagrimária com a minha orientadora para melhorar tudo de ultima hora, foi tenso, mas consegui.

Fiz a apresentação em 45 minutos, no começo fiquei nervoso, mas depois do quinto slide (foram 95) eu já estava sossegado, a arguição que me deixou nervoso, tinha medo de não conseguir responder tudo, mas ocorreu tudo bem, foi um verdadeiro alivio.

Depois que saímos para os avaliadores discutirem que eu fiquei nervoso, demorou muito, chamaram a orientadora, conversaram bastante, e no fim eu fui aprovado (2x1) com uma reprovação pela parte escrita do trabalho, agora é trabalhar para corrigir e entregar tudo no prazo, ainda tenho 20 dias para poder corrigir tudo.

Bom agora eu tenho um novo caminho pela frente.... me focar no meu trabalho e em conseguir publicar os trabalhos da dissertação.

Quero deixar um agradecimento especial a todos vocês que acompanham o meu blog e vou tentar manter as publicações mais frequentes de agora em diante.

Pessoal eu vou seguindo...  e vocês vão...


P.S. Na foto eu antes da defesa junto com a prof. Ma. Ivone conferindo se os nomes estão corretos nos documentos e o meu pai no cantinho todo nervoso.