domingo, 24 de junho de 2012

A branca de Neve e o Caçador

Oi Pessoal

Sempre que eu busco o cinema é para ver algo que está me chamando atenção... muitas vezes são os filmes mais comentados, com as estrelas do momento... eu sou alguém que vai no cinema... não importa se é um filme muito famoso, ou se é um filme cult.

Muitas vezes eu me deparo com comentários de pessoas que entendem de cinema sobre a fotografia, a direção e os atores, por exemplo, um amigo meu uma vez me chamou para ir ao cinema "Vamos ver o filme do Almodovar?" eu virei e disse "É comédia?".... claro que depois ele me explicou quem era Pedro Almodovar e como ele tinha dirigido grandes filmes, mas eu honestamente não vou ao cinema pensando nisso... vou assistir ao filme e só... eu vou ao cinema. (Ponto)

Nesse sentido eu vejo quase todas as grandes produções, e as vezes vejo também aqueles que não são muito vistos.

Nessa semana que passou eu fui ao cinema, meu amigo Sam estava de folga e fomos ao Playarte Manauara assistir "A Branca de Neve e o Caçador"...

A história é a mesma, a garota branca como a neve e lábios vermelhos como sangue, nasce a mãe morre o pai se casa de novo e a madrasta é malvada. Contudo várias coisinhas ficam no ar durante o filme.

Como por exemplo a origem da madrasta, ela teria sido enfeitiçada para ser a mais bela de todas e seus poderes dependiam dessa beleza, contudo ela envelhecia... isso é natural... e para continuar bela ela absorvia a beleza das jovens... essa parte eu não entendi, ela é poderosa e se mantém absorvendo a juventude, como se fosse uma vampira.

A relação da Branca de Neve e do Principe Azul (no filme Willian) é mostrada desde criança, quando o pai de Branca de Neve morre a perversa madrasta ataca o reino e expulsa os moradores e aprisiona a pobre Branca de Neve no alto da torre.

Ela consegue fugir e se perde no meio da floresta negra, onde os poderes da Madrasta não funcionam. Então a madrasta contrata o Caçador, dizendo que traria de volta a vida da mulher amada se ele lhe trouxesse o coração de Branca de Neve.

A relação da madrasta com o espelho foi pouco explorada no filme, e os efeitos especiais no momento em que o espelho fala ficaram um tanto pobres. Uma cena ficou no ar... enquanto a Madrasta fala com o espelho o irmão mais novo dela fica observando, na visão da Madrasta o Espelho toma uma forma humana para falar, porém na visão do irmão nada acontece, a mulher está parada sozinha...

Durante a fuga pela floresta Branca de Neve cria uma relação muito forte com o Caçador, contudo eu não conseguia entender se havia atração ou paternidade até o meio do filme.
Branca de Neve também tem uma relação com as criaturas vivas, ela consegue acalmá-los, como na cena da batalha contra o Troll.... isso é percebido depois quando ela se encontra com as fadas... a presença de Branca De Neve destrói o poder da Madrasta e faz com que o mundo ao redor comece a mudar.

Outros elementos do conto são vistos de forma diferente do livro... um deles é a presença dos anões, trabalhadores de minas que sequestram Branca de Neve e a protegem posteriormente (Mas não tem o Dengoso).

Ao cenário do filme é lindo, uma floresta congelada, os castelos e até mesmo a batalha final é surpreendente, contudo a atuação de, principalmente da Branca de Neve é um tanto perturbadora, Kristen Stewart até tenta mas eu não consigo ver outra coisa nela que não seja a desajeitada Izabella Swan, o Caçador é interpretado por Chris Hemsworth, eu juro que tento entender o que ele fala mas é dificil, desde Thor eu tento entender mas  a voz dele some na telaSam Claflin é um príncipe encantador... contudo fraco que se une ao inimigo tentando salvar a pobre Branca de Neve e deixa essa chance escapar por duas vezes, agora quem sem dúvida nenhuma arrasa no filme é Charlize Théron no papel de Ravenna a Madrasta, um show de interpretação e de qualidade que contrata completamente com a pobre Branca de Neve.


Quem quiser um bom filme para o fim de semana eu recomendo, é diversão garantida.

Eu vou indo... outros filmes para ver.. Mirror, Mirror in the wall who is the fairest of then all (espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu?) e vocês vão...


Segue um comentário da Charlize sobre a relação da Madrasta com o espelho

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seu Jorge

Oi Pessoal

Continuando as peripécias da Virada Cultural.... No domingo foi o dia de decidir entre várias opções, tinha Palavra Cantada, Oswaldo Montenegro e Seu Jorge e RPM.... O Palavra cantanda eu queria muito ter ido ver... mas neste domingo também é comemorado o Pentecostes e eu queria muito ir na celebração que estava acontecendo no sambódromo.

Antes de chegar no Sambódromo minha amiga Cat me manda a mensagem: Show do Seu Jorge?... nesse momento eu decidi que iria, embora quisesse muito ter ido ao do Oswaldo Montenegro.

Assim que terminou a celebração eu e a Cat fomos andando saindo do sambódromo até a avenida e falamos... Como seira um se um taxi estivesse nos esperando logo ali... e num é que tinha um taxi paradinho ali esperando a gente.... claro que não a gente... visto que tinha um monte deles ali.

Pegamos o taxi até quase na avenida das torres, descemos antes por causa da lentidão do transito... chegamos ja atrasados pois o show do RPM deveria começar as 18h.... contudo não começou, quando deu próximo das 20hs entrou o Seu Jorge.... o RPM ficaria para as 22h.

Quanto ao show do Seu Jorge... é um belo espetáculo extramente bem coreografado... uma ótima montagem de luz e um grupo de backing vocal fantástico também. Contudo voce se anima quando a música é animada e quase dorme quando não é.

Eu adoro as músicas lentas... você se desprende e deixa o som te levar.... mas tem horas que elas se me deixam chateado... foi o que aconteceu com Raio-X do Brasil, a música tem três minutos, porém Seu Jorge recitou um poema de quase quinze. Muito bem coreografado porém um tanto cansativo.

No final o show é divertido, mesmo você não sendo fã vai pra se divertir.

Não fiquei para o show do RPM que iria começas as 22h, estava cansado e precisava muito voltar para casa, afinal segunda feira é dia de trabalho... sai e fui andando em direção ao bairro que eu moro, andando são 5km em linha reta.. devo ter andado uns dois até que passou um moto taxi... a noite agradavel a caminhada foi até divertida e a estrada interditada por causa do evento deixou a caminhada tão despercebida que se duvidasse eu faria tudo a pé mesmo.

Andar pelas ruas a noite em Manaus é muito arriscado, a cidade é violenta... então não puder perder essa oportunidade... o céu estava lindo... limpo e uma bela lua brilhava... finalizou a minha virada cultural com um pelo luar... gostei muito.

Embora a Virada não tenha deixado nada de realmente novo para a cidade, trouxe momentos de entreterimento gratuito e de qualidade, o que falta muito por aqui.

Vou nessa pessoal.... virando as noites e vocês vão....

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Virada Cultural

Oi Pessoal

Semana que passou teve aqui em Manaus a Virada Cultural.... é claro que não tão legal quanto em São Paulo, pois aqui o centro está todo alagado... e também os palcos ficam em todos os cantos da cidade então você raramente consegue sair de um palco e ir para o outro, tem que escolher um palco e ficar ali, ao menos que tenha carro e disposição, pois o transito em Manaus está cada dia mais caótico.

Tínhamos opções diversas, desde rock a pop, até metal e forró.... este ano eu fiquei em dúvida qual palco ir... O Palco do Povos da Amazônia (Localizado na Arena dos Povos da Amazônia, popularmente conhecida como Bola da Suframa) estava bem atrativo, com o show do Alceu Valença, um forrizinho não ia mal... mas eu já tinha ido no show do Alceu, então eu optei pela segunda melhor opção, CPM22 no Palco Ponta Negra... a nova Ponta Negra foi inaugurada no fim do ano passado, embora só metade da obra esteja concluída está muito bonita.

Contudo eu fiquei chateado com uma coisa, ao invés de abrirem várias entradas para o palco, utilizam o anfiteatro e as duas únicas entradas que possuíam. Para a segurança os policiais militares estava revistando as bolsas e também não era permitida a entrada de bebidas em latas ou garrafas, isso achei muito legal, contudo.... a entrada era limitada e sempre havia fila... enormes filas... eu já tinha até aprendido que a entrada mais longe do palco tinha as filas mais curtas.

Fui eu e meu amigo Marcelo, já que mais ninguém quis ir com a gente... o ônibus lotado e tudo mais, enfim, coisas de quem não tem carro... chegamos, reconhecemos o ambiente e fomos para o show. Eu não sou fã do CPM22, aliás eu quase não sou fã de ninguém, mas o CPM tem várias músicas que marcaram na minha adolescência, então eu fui preparado com o meu repertório vaaaasto (Um minuto para o fim do mundo e acho que mais duas só).

Uma nota do show, estava super animado enquanto eles cantavam as músicas antigas, pois sempre a começava as do cd novo o povo não pulava, eu ouvi até os grilos (cri cri cri). Por três vezes o som falhou e por duas vezes o pessoal todo continuou a canção até o fim... isso foi muito legal, e depois um xingamento para o prefeito como forma de protesto.

Quando acabou o show anunciaram que o DJ Pietro iria entrar e depois do DJ Jesus Luz. Embora eu já tenha ido a uma festa que o Jesus tocou achei que valia a pena esperar... sai então para pegar água e quando me dei conta, era o DJ Jesus Luz que estava tocando... tentei entrar pela fila rápida mas quando chegou a minha vez o guarda anunciou que aquele lado era só para saída.... resultado confusão na entrada do outro lado.

Dj Jesus Luz tem um set muito bom, mas novamente o som falhou e isso prejudicou muito a minha vontade de dançar...

Quando acabou o set eu decidi que era hora de voltar para casa... eu estava cansado e ainda tinha mais um dia de virada... e eu não queria perder...

Bom pessoal, a virada cultural vai render outro post.... eu vou indo e vocês vão....


Link do vídeo da apresentação da música Dias Atras (essa eu conhecia)