sábado, 7 de agosto de 2010

Lágrimas de um verão vermelho


OI pessoal

Eu ainda não tenho palavras, na verdade eu não consigo ainda descrever tudo o que aconteceu ontem no Teatro Frei Caneca enquanto eu assitia o Despertar da Primavera.

Primeiro eu fiquei emocionado, depois assustado e no final eu não conseguia me conter. A vontade de subir no palco era tanta que por vezes eu me imaginei ali, sentindo aquelas canções, sentindo a trama e tudo o que aquele espetáculo me dava.

A primeira canção, nossa sem explicação, eu tremia, eu sentia cada nota dentro da minha mente vibrar, e quando a Malu soltou o primeiro "Mama" eu sabia que valeu a pena esperar tanto tempo para assistir o espetáculo.

Agradecendo muito a Josi que comprou os ingressos na primeira fila a esquerda, então eu pude ver todos os detalhes das cenas.

Porém quando começou a Mama me explica reprise eu entendi o porque do Arthur ter dito que aquela é a melhor parte, incrível novamente a Malu arrasa.

Quando entraram os garotos eu nem acreditei, era tudo perfeito, uma sincronia, afinação e tudo o que eu esperarava, tudo fez me sentir novamente com a vontade doida de subir ao palco, ver a repressão na eduação, mesmo num texto tão atingo mais de uma forma tão atual, é claro que eu não sei explicar.

Depois de ver os preceitos e o contexto, ver como tudo aquilo se transformou, ver como as coisas
acontecem, entrar na história das personagens, garotas estupradas pelos pais, expulsas de casa e garotos reprimidos apenas pelos seus defeitos e seus pais que não veem como eles realmente são.

Aqueles que são cegos a verdade e que não acreditam que não há pecado quando há inocencia ou mesmo quando apenas estamos a frente do nosso tempo.

Eu tenho que assumir, chorei em todas as canções, das mais animadas as mais trsites, desde quando mandara que eu me %$$¨do palco ao sussuro de bebê em crescimento. Claro que tudo isso me fez chorar, mihas lágrimas foram de um despertar incrivel, foram lágrimas de emoção, comoção, lágrimas de puro sentimento.

Obrigado a todo elenco que proporcinou ontem uma noite, um verão vermelho que nunca vai sair da minha mente.

Em outro blog eu fiz algumas reflexões em cima de algumas músicas do espetáculo, vale a pena conferir:

Murmurar

Tudo o que é sagrado (citação)

Agora eu não sei o que vai ser, a sensação, tudo aqui que eu senti ainda está vivo dentro de mim, é parte do meu despertar, parte de mim estava naquele palco com os atores, parte de mim ficou preso a peça, parte de mim sentiu tamanha emoção que eu não posso explicar... talvez eu possa... eu estou impressionado, estou de boca aberta, estou feliz por ter realizado um sonho, sim aquilo sexta feira foi um sonho, essa última sexta feira foi um sonho que fecha com chave de ouro essa minha "folga".

Quero deixar alguns pontos do espetáculo que me fizeram chorar, Mama Who bore me (reprise), Malu a sua voz é inacreditável. My junk - sequencia de cenas que chocam e fazem rir. The Dark I Know Well, eu vi lágrimas que não eram de interpretação, eu vi uma interpretação por meio de lágrimas. The Word of your body (reprise), sarcasticamente perfeito, Thiago com uma ar de superioridade enquanto Felipe simplesmente era um garoto assustado. Don't do sadness / Blue Wind, incrivel, Eu disse para a Leticia no final que a amava, agora eu a amo mais ainda. The song of purple summer, final perfeito, para um musical perfeito.

Gente... eu não tenho como explicar, só queria dizer que quem assistiu entende e deve ter sentido o que eu senti.

Eu vou indo pessoal, esse foi o terceiro musical só esse ano, eu espero até o fim ver outros ainda... alguém aí ta afim de um verão vermelho?

Ah sim, um abraço especial para o Thiago Amaral que sempre está atento aos nossos twites e a Malu que sempre responde no orkut.

4 comentários:

  1. O Despertar é tudo isso que você falou, Gammelo. E mais! É impossível ficar indiferente. Vi o espetáculo 4 vezes e acho q ainda verei uma 5ª vez e gravar na memória para sempre! Ouço sempre as músicas, elas me inspiram e impulsionam, também me emocianam, ainda e acho que por muito tempo será assim. Só quem viu ao musical, com esse olhar que você descreveu pode realmente compreender. Elenco incrível, vozes marcantes, a fotografia do espetáculo, o cenário é tudo perfeito! Enfim, quando acabar vai deixar muitas saudades... - Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. é muito lindo mesmo esse espetáculo. q bom q gostou. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi Gammelo, tudo certo?

    Bom, eu te falei, não falei?! SENSACIONAL!!! Mais do que isso! Foram tantas as emoções que eu não minto, cantei junto simplesmente todas as músicas! Em tom volume mais baixo para não atrapalhar ninguém. Sabia todos os melismas, tudo. Cada emoção, cada sentimento. Mas houve sim alguns porém(ns): Melchior Gabor estava rouco, deslizou na afinação e os músicos perderam o tempo na "O que ficou para trás" duas vezes! Quem se importa? Eu não me importei e continuei cantando. E dessa vez o ponto alto foi a Musica "Murmurar", me arrepiou dos dedinhos do pé até a cabeça, "... A mãe engole o pranto. Olhos turvos, e os vizinhos curvos, tentanto ouvir nos cantos...". Foi demais!!!!! Falei!

    Abraço amigo, pena que tivemos pouco tempo.

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Andre Flausino, muito obrigado pelo post, é um musical sem palavras para descrever

    Pedrita, foi a segunda vez que segui um conselho cultural seu... vou seguir mais vezes

    Arthur, pena mesmo que nao pudemos conversar mais, talvez ficassemos a noite toda discutindo.. Ocorreram vrias falhas, mais tava tudo tao lindo que eu percebi mais nem liguei... Murmurar sempre me deu arrepios... D++++++++++++++++=

    Abraços

    ResponderExcluir