terça-feira, 8 de maio de 2012

Bienal do Livro


Oi Pessoal

Aconteceu em Manaus nestas duas ultimas semanas a Bienal do Livro, um evento muito importante para o ramo literário, em Manaus foi a primeira vez.

Com a correria da defesa e fechamento de notas eu acabei deixando para ir somente no ultimo dia, infelizmente perdi o crédito de cem reais que os professores da rede estadual tinham direito, mas tudo bem.

A bienal aconteceu no studio5, no centro de convensões, um barracão muito amplo mesmo e onde sempre acontecem esses eventos.

A entrada, 2 reais para a população, 1 real para estudante e gratuita para os professores, tecnicos em educação e profissionais do livro.

Adorei o ambiente da feira, embora a quantidade de estantes tenha sido pequena e poucas novidades, salvo um que veio do sul com livros em espanhol não havia nada novo.

Durante o evento foi possível ter contato com escritores, haviam peças de teatro, e também dois locais de discussão, o Tacacá Literario e o Livro encenado.

O Tacacá Literário reuniu artistas da literatura em todos os ramos para discutir, sempre dois artistas e um apresentador, me senti num talk show tipo Luciana Gimenez.

No domingo assisti ao debate entre Rafael Coutinho e Romahs (ele é roteirista do Mauricio de Souza nos quadrinhos da Turma da Mônica) no Tacacá Literário, eles discutiram sobre a história das histórias em quadrinho e de como está o mercado hoje em dia.

O Livro encenado era um espaço onde um ator vinha para fazer a leitura de uma obra, neste domingo quem veio foi a Mel Lisboa (minha eterna Anita) e leu a obra "Um relato de um certo Oriente" de Milton Hatoum, um escritor amazonense.

Mel Lisboa está linda, grávida e muito sorridente, leu durante uma hora o livro sem beber água, e depois continuou, não fiquei até o final devido aos horários de ônibus e trabalho no outro dia.

O livro "Um relato de um certo Oriente" conta uma história um tanto triste entre reencontros e tragédias que se passam em Manaus, num palacete, pela história da família de Emily, uma libanesa que vive em Manaus com os irmãos, viúva e com os filhos cheios de problemas, teve uma neta muda e surda que morreu tragicamente.... não pude absorver muito, estava cansado, mas a história me pareceu rodar sempre em torno de Emily.

Fui acompanhado do meu amigo Sam, aproveitamos e comemos uma pizza lá também, afinal não compramos livro algum.

Eu vou indo pessoal, e vocês vão....


Dentre os que prestigiaram a Bienal estiveram os atores Caio Blat, Denise Del Veccio e Beth Goulart... até o Parreira veio kkkkk

2 comentários:

  1. eu tenho esse livro do hatoum a ler aqui. eu gosto da bienal, mas aqui a entrada é mais cara, fora o estacionamento. e ainda é em um lugar de péssimo acesso por transporte público. mas mesmo assim é um evento bacana, até pq várias escolas vão de ônibus. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. foi o seu relato aqui q me fez antecipar a leitura dessa obra. queria ter visto esse evento. beijos, pedrita

    ResponderExcluir