quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Flauta Mágica

Oi Pessoal

Neste domingo fui assistir ao encerramento do Festival de Ópera do Amazonas, é o quarto ano que compareço sempre a pelo menos uma ópera na capital, este ano eu fiquei surpreso quando vi a programação, três das minhas óperas favoritas estavam inclusas, Carmen, A Puritani e a Flauta Mágica.

Minhas história com a Flauta é antiga, a primeira vez que escutei eu lembro direitinho, foi num desses programas de auditório em que a moça foi cantar, disseram "A Flauta Mágica" eu fiquei encantado com a Aria da Rainha da Noite, acho que dentre as composições de Mozart essa é uma das arias mais famosas.

Desde então eu sempre busquei assistir o que dava, desde que cheguei em Manaus algumas vezes fui assistir a série Guaraná, sempre aos domingos de manhã no Teatro Amazonas e por uma vez eu fui e lá estava a Flauta Mágia outra vez.

Tive a chance de assistir a versão da Cia de Londres em DVD uma vez (tem vários vídeos desse DVD no Youtube).

Nessa apresentação que eu fui não foi bem uma ópera, foi quase um musical, grande parte das conversas foi mesmo falada e menos cantada, apenas as principais composições foram executadas. Houve uma mudança no contexto, Princepe Tamino começa fugindo de uma grande serpente (detalhe utilizando um tablet) e é resgatado pelas três damas da rainha (vestidas com roupas da policia especial e matam a serpente com armas a laser), e é levado até a presença da Rainha da Noite (alta empresária que vive em uma alta torre e vem num trono de metal, lá se apaixona pela foto da Princesa Pamina e sai junto com Papageno para resgatá-la das mãos do Malvado Zarasto.

Tudo teve um toque moderno, no fundo do palco havia uma projeção em 3D, dependendo de cada uma das cenas era um lugar, e tudo mexia, os pássaros voavam, o fogo vibrava e a água da cachoeira parecia real.

Zarastro e seus comparsas todos de branco, assim como os membros dos três templos, desafios que Tamino teve que enfrentar para conseguir Pamina.

A história é linda e foi acompanhada de uma noite nublada e muito confortável no Largo de São Sebastião.

Bom, segue o vídeo da ária da rainha da noite que eu gravei com o celular (por isso o chiado) e tava passando no telão



Um comentário: