domingo, 24 de junho de 2012

A branca de Neve e o Caçador

Oi Pessoal

Sempre que eu busco o cinema é para ver algo que está me chamando atenção... muitas vezes são os filmes mais comentados, com as estrelas do momento... eu sou alguém que vai no cinema... não importa se é um filme muito famoso, ou se é um filme cult.

Muitas vezes eu me deparo com comentários de pessoas que entendem de cinema sobre a fotografia, a direção e os atores, por exemplo, um amigo meu uma vez me chamou para ir ao cinema "Vamos ver o filme do Almodovar?" eu virei e disse "É comédia?".... claro que depois ele me explicou quem era Pedro Almodovar e como ele tinha dirigido grandes filmes, mas eu honestamente não vou ao cinema pensando nisso... vou assistir ao filme e só... eu vou ao cinema. (Ponto)

Nesse sentido eu vejo quase todas as grandes produções, e as vezes vejo também aqueles que não são muito vistos.

Nessa semana que passou eu fui ao cinema, meu amigo Sam estava de folga e fomos ao Playarte Manauara assistir "A Branca de Neve e o Caçador"...

A história é a mesma, a garota branca como a neve e lábios vermelhos como sangue, nasce a mãe morre o pai se casa de novo e a madrasta é malvada. Contudo várias coisinhas ficam no ar durante o filme.

Como por exemplo a origem da madrasta, ela teria sido enfeitiçada para ser a mais bela de todas e seus poderes dependiam dessa beleza, contudo ela envelhecia... isso é natural... e para continuar bela ela absorvia a beleza das jovens... essa parte eu não entendi, ela é poderosa e se mantém absorvendo a juventude, como se fosse uma vampira.

A relação da Branca de Neve e do Principe Azul (no filme Willian) é mostrada desde criança, quando o pai de Branca de Neve morre a perversa madrasta ataca o reino e expulsa os moradores e aprisiona a pobre Branca de Neve no alto da torre.

Ela consegue fugir e se perde no meio da floresta negra, onde os poderes da Madrasta não funcionam. Então a madrasta contrata o Caçador, dizendo que traria de volta a vida da mulher amada se ele lhe trouxesse o coração de Branca de Neve.

A relação da madrasta com o espelho foi pouco explorada no filme, e os efeitos especiais no momento em que o espelho fala ficaram um tanto pobres. Uma cena ficou no ar... enquanto a Madrasta fala com o espelho o irmão mais novo dela fica observando, na visão da Madrasta o Espelho toma uma forma humana para falar, porém na visão do irmão nada acontece, a mulher está parada sozinha...

Durante a fuga pela floresta Branca de Neve cria uma relação muito forte com o Caçador, contudo eu não conseguia entender se havia atração ou paternidade até o meio do filme.
Branca de Neve também tem uma relação com as criaturas vivas, ela consegue acalmá-los, como na cena da batalha contra o Troll.... isso é percebido depois quando ela se encontra com as fadas... a presença de Branca De Neve destrói o poder da Madrasta e faz com que o mundo ao redor comece a mudar.

Outros elementos do conto são vistos de forma diferente do livro... um deles é a presença dos anões, trabalhadores de minas que sequestram Branca de Neve e a protegem posteriormente (Mas não tem o Dengoso).

Ao cenário do filme é lindo, uma floresta congelada, os castelos e até mesmo a batalha final é surpreendente, contudo a atuação de, principalmente da Branca de Neve é um tanto perturbadora, Kristen Stewart até tenta mas eu não consigo ver outra coisa nela que não seja a desajeitada Izabella Swan, o Caçador é interpretado por Chris Hemsworth, eu juro que tento entender o que ele fala mas é dificil, desde Thor eu tento entender mas  a voz dele some na telaSam Claflin é um príncipe encantador... contudo fraco que se une ao inimigo tentando salvar a pobre Branca de Neve e deixa essa chance escapar por duas vezes, agora quem sem dúvida nenhuma arrasa no filme é Charlize Théron no papel de Ravenna a Madrasta, um show de interpretação e de qualidade que contrata completamente com a pobre Branca de Neve.


Quem quiser um bom filme para o fim de semana eu recomendo, é diversão garantida.

Eu vou indo... outros filmes para ver.. Mirror, Mirror in the wall who is the fairest of then all (espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu?) e vocês vão...


Segue um comentário da Charlize sobre a relação da Madrasta com o espelho

2 comentários:

  1. no cinema eu sou bem seletiva, os ingressos são muito caros, assustadores mesmo, então vou qd quero realmente ver algum filme. na tv a cabo aí vejo qq coisa. mas escolho primeiro sempre os filmes q quero ver. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita
      Ainda bem que Manaus os ingressos ainda estão baratos... e como sou professor de escola publica tenho o desconto da meia entrada.. ai posso me dar ao luxo de ver o que tiver passando... Bjo

      Excluir