sábado, 2 de fevereiro de 2013

Transitando em Dublin

Oi Pessoal

Últimas semanas em casa e eu agora estou usando a internet super rápida do Aeroporto Governador Franco Montoro (GRU).... Bom eu na viagem até aqui (5hs de onibus) vim pensando em como seria o meu post... 

Então decidi falar do que mais me preocupou (depois da comida) em Dublin.... como me deslocar?

Embora existam diferenças nas formas de transporte, em todo o território brasileiro você sempre paga e vai, por viajem. Em algumas cidades você pega trem, metrô (que eu não sei a diferença entre eles mais aqui em São Paulo eles sabem) ou ônibus. Geralmente existe um cartão que te dá o direito de recarregar e andar quantas vezes quiser.

Dublin, assim como eu pude perceber, não muda tanto o esquema, lá existem 4 meios de transporte além do carro e da bicicleta. Você pega o DART, o LUAS, o COMUNITER ou o ônibus (olha esse site DublinBus e no Irish Train)

Uma coisa em comum, você sempre tem acesso wi-fi dentro dos meios de transporte e nas estações então passei todas as viagens conectado via o celular do meu irmão.

DARTe COMUNITER você pega nas estações, da mesma forma que em São Paulo (estou usando São Paulo como exemplo porque é o único lugar que eu peguei metrô e trem na minha vida), o DART só circula dentro da capital irlandesa enquanto que o COMUNITER vai para as cidades na região metropolitana.
Esse é o ônibus de dois andares

O LUAS é um ônibus-trem, é bem bonito e você pega ele literalmente em paradas na rua, ele circula entre os portos e terminais no centro da cidade.

Luas (foto não minha)

Ônibus é ônibus em qualquer lugar, porém em Dublin eles têm dois andares.

O que eu não conseguia entender na internet era a forma de pagamento, você não pode simplesmente pagar a sua viagem, você precisa pagar exatamente o valor necessário, ou seja, se você for pegar um ônibus você paga exatamente o valor de uma passagem e com moedas, não existem cobradores ou roletas no ônibos, você deposita as moedas numa caixinha e ela libera um recibo. Se você não tiver trocados você recebe um vale troco, que você junta e leva na central dos ônibus e pega o seu dinheiro de volta. Eu só andei de ônibus duas vezes, uma para ir jogar futebol e outra no dia que os trens não circularam pela manhã.

Mas uma coisa é fantástica, nos pontos de ônibus, todos, existem informações sobre os horários dos ônibus, e alguns possuem visores mostrando quanto tempo falta para o seu ônibus chegar... e por incrível que pareça sempre funciona.

Uma opção do ônibus é você comprar o ticket por período, você paga uma taxa e pode usar quantos ônibus quiser dentro daquele período (3, 5, 7, 15, 30 dias) você ganha desconto, quanto maior for o período maior o desconto... agora se você quer saber o ônibus custa 2,8 euros.

O LUAS eu não tive contato mas me informaram que é o mesmo esquema do ônibus e você pode comprar o cartão integrado LUAS + Ônibus.

Estação de Bayside

O DART e o COMUNITER são ambos trens que circulam para todas as áreas da cidade, e aí que vem a coisa estranha, assim como no ônibus você compra o ticket por período, (3, 5, 7, ou 30 dias). O ticket garante que você possa pegar o trem a qualquer horário, porém você paga de acordo como número de estações que você vai usar. No meu caso eu pegava o trem da Estação BaySide (Cóis Ba) até a estação Pierse, por um ticket de uma semana eu pagava 23 euros. Eu podia parar em qualquer estação entre a Bayside e a Pierse, porém se eu quizesse ir até a estação Sutton (uma estação depois da Bayside) eu tinha que pagar por um ticket de um dia para aquele trecho. Isso limitou muito a minha locomoção em Dublin visto que na o ticket de um trecho custa 1,5 por estação e ao contrário de São Paulo que você tem um metro a cada 5 minutos em Dublin os trens são demorados, cerca de 25 minutos entre um e outro, de depois das 9 da noite chega a ser quarenta minutos de espera para pegar o metro.

DART

Assim como você pode comprar o ticket de um dia para o metro, por 6 euros você compra um ticket de um dia no ônibus, que te dá o direito de 10 viagens dentro daquele dia.

Os trens estão sempre bem limpos, embora no fim do dia seja comum encontrar garrafas de refrigerante no chão, porém o espaço entre as cadeiras é pequeno, então você sempre está encostando o joelho no joelho da pessoa a sua frente. Uma das coisas legais é que eles distribuem gratuitamente um jornal, não muito bom, mas com algumas informações sobre os últimos acontecimentos (aliás acompanhei toda a história do burguer KIng com carne de cavalo por esse jornalzinho).

Bom pessoal, ainda tenho mais coisas a contar sobre Dublin... vai render ainda mais uns posts.. eu fui e você.... vão??

Um comentário: