terça-feira, 14 de setembro de 2010

Congressista

Oi pessoal, essa última semana foi muito agitada aqui na faculdade e em Manaus também. Aconteceram dois grande eventos, o primeiro foi o Congresso Nacional de Botânica, a maior reunião de plantólogos do pais, reuniram os grandes nomes da taxonomia, fisiologia, botanica estrutural, ecologial, pessoal da etnobotanica ai tem um monte de historiador curioso, engenheiros agronomos, e muitos biólogos vieram discutir os rumos dos estudos botanicos no pais e no mundo.

O evento foi especial por ter acontecido justamente no Amazonas, no meio da floresta amazônica, e isso traz um diferencial, muita gente veio sentir o calor manauense e se deliciar com as comidas típicas.

E nesse evento, eu não fui, e querem saber porque? 500 reais a inscrição na hora do evento e como eu sou novo na area da plantologia não tinha nenhum texto que pudesse ser publicado durante o evento e com isso a pós graduação não podia pagar a minha inscrição, literalmente, fiquei de fora.



Contudo, também aconteceu o primeiro Simpósio João Barbosa Rodrigues, para quem não conhece ele foi um dos mais importantes historiadores naturais que já viveu nesse pais, ele descreveu inumeras plantas, inclusive algumas espécies de palmeiras e orquídeas.

Enfim o evento reuniu orquidófilos da região, pessoas ligadas a historia da arte e que conhecem um pouco sobre a história de Barbosa Rodigues, dois cursos foram dados, um de ilustração cientifica com a ilustradora Dulce Nascimento, incrivel as pranchas dela, vocês podem conferir um pouco do trabalho da Dulce no site clicando aqui. E um outro ministrado pelo Professor Jefferson Cruz sobre as palmeiras amazonicas.

Varias oficinas foram realizadas também, fotografia, ilustração, montagem de insetos, orquideas, biojoias e marchetaria, essa com cunho pedagogico envolveram os alunos do Colegio Estadual.

Eu fiquei de monitor no curso de palmeiras e secretário durante as inscrições... foi muito trabalho mesmo, mais espero que tenha valido a pena.

Com relação ao Congresso de Botanica, graças a interferenca da professora Rosalba e da minha orientadora eu consegui assistir um ciclo de palestras... foi muito bom, ano que vem espero conseguir ir e participar de mais coisas.

Gente é isso ai o resumo da semana passada... ufa e tem mais coisas ainda por vir...

Eu vou indo, alguem ta afim de ir comigo....

5 comentários:

  1. devem ter sido ótimos eventos. q pena q um deles vc não pode participar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Ah, o blogspot me sabotou. Apagou meu comentário. Enfim, muito bacana estes eventos!

    :) Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal

    Pedrita, infelizmente a difusão da ciencia no Brasil é muito cara... mas valeu a pena

    Marion, pena que o blogspot apagou seu comentário, relamente esses eventos são muito bacanas

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel!

    Sei como é morrer de vontade participar desses eventos e não poder... =[

    A pesquisa em arte não é nada diferente, mas é esse o objetivo de nossas políticas públicas, elitizar o conhecimento.

    Mas ainda há esperança!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente isso atrapalha a nossa vida academica.. mais fazer o que? tudo bem pq ano que vem o Congresso de botanica pode ser em Fortaleza (hiiihi esse eu vou..)
    Pensa tb ser isso em todas as areas de conhecimento
    Bjo Erica

    ResponderExcluir