sexta-feira, 29 de abril de 2011

Macacos...

Olá Pessoal
Anteontem eu fui surpreendido ao entrar no Blog da Marion, ela relatava a presença de macacos em São Paulo.

E vendo os comentário vi como as pessoas as vezes simplesmente esquecem de algo simples, que nós também somos animais, que ocupamos um espaço que teoricamente não era nosso.

A cidade de São Paulo está dentro de um dos mais fantastico e degradados biomas do planeta, a Floresta Atlântica, nos últimos cem anos eu nem sei quantas vezes Sampa ficou maior, mas há relatos de que no começo do séc XX era possível ver diversos animais dentro da selva de pedra. Eles estavam ali antes, muito antes de nós, fomos nós que acabamos por invadir o habitat deles.

O legal do post da Marion foi que ela começou bem assim "Sempre que um gringo fala que a aqui no Brasil tem macacos até no meio das ruas eu fico brava. Afinal, não moro na selva, né?" É claro que a gente sempre se surpreende com uma frase assim, os grigos acham que aqui só tem macaco por aqui, pois bem a gnete não deveria ficar bravo com uma frase dessas e sim feliz, pois pelo menos os macaquinhos são agradaveis e no máximo vão roubar comida na sua casa.

Já ouvi dizer diversas vezes de ataques de alces no norte dos EUA, a destruição causada pelas Marmotas na Inglaterra, sem falar na enorme quantidade de Elefantas na India.

Essa visão de Brasil = Selva, piora quanto mais pro norte você mora. Eu mesmo tinha uma visão totalmente distorcida de Manaus, e hoje já fico revoltado quando escuto as barbaridades que falam daqui.

Bom, mas voltando aos macacos... quando eu morava em Poços de Caldas era comum a gente ver os macacos em alguns pontos da cidade, como próximo a serra (junto dos quatis ladrões de comida) e em alguns parques, como na Cascata das Antas e no Recanto Japonês. POrém quando vim pra Manaus com a idéia de trabalhar com os Sauins eu nunca imaginei como esses fantasticos animais iam entrar na minha vida, e me fazer crer ainda mais que sempre estive rodeado de macacos, eu que não os via.
Meu primeiro choque foi perceber o quanto eles são parecidos conosco, ou melhor, o quanto nós parecemos com eles, até mesmo os macacos menores.

Logo que cheguei o Projeto acolheu cinco macacos-aranha, e observar esses animais é quase como observar uma criança, as brincadeiras, as birras, as faces, pois sim eles tem faces diferentes, a gente percebe quando estão bravos e felizes, ou quando não estão bem de saúde, como quem olha uma criança pequena.


Video produzido por um dos visitantes do projeto (quem tá explicando no video sou eu... =S)

Depois do nascimentos dos filhotes eu fiquei ainda mais certo de que somos parentes, o cuidado da mãe ao se deslocar, a postura para a alimentação do bebê e o trato com ele, é tudo tão igual que fascina.

Claro que a colocação da minha amiga Marion não foi nesse sentido, e sim na má visão que se tem de que locais "desenvolvidos" tem grandes construções e que o Brasil, por ser um pais em desenvolvimento, só tem mato, floresta, e os macacos andando por aí.

De qualquer forma, eu decidi deixar cinco dicas para quem estiver andando na cidade grande (e nas pequenas também) e der de cara com um grupo de animais silvestres:

1. Eles tem mais medo de você que você deles
2. Fique na sua, se você não mexer com eles, eles não mexerão com você
3. Em caso de acidente, acione a guarda verde ou o corpo de bombeiros
4. A sua cidade, rua, pista, casa, está em cima de onde deveria ser a casa do bicho, não o trate como invasor. Em caso de macacos se for visita recorrente, deixe umas bananas de vez em quando, seja educado com o seu vizinho. E se tiver problemas com ele orgãos como o IBAMA, CMBIO, Ministério do Meio Ambiente, Vigilância sanitária, estão a disposição para ajudar
5. Da natureza não se leva nada, a não ser recordações e fotografias, essas fiquem a vontade.

Agora uma dica especial para quem navega pelas estradas desse pais:

1. ao ver um animal atravessando a via, desacelere e espere ele atravessar, não tente dar uma de valente, e se for uma preguiça, desligue o carro e aproveite, pois é dificil ver uma.

E uma última dica importante: NUNCA alimente os animais com coisas industrializadas, você pode causar-lhes serios problemas, ao menos que você more num sitio onde os macacos passem pela sua casa, ou tenha um bebedouro para aves em casa deixe que os bichos vão atras de comida sozinho ok?

Eu vou indo... quem sabe eu vejo um macaco novo no caminho... e vocês vão...

PS. Um beijão para Marion que registrou esses incriveis animais, assim que eu encontrar o nome correto da epécie eu coloco aqui.

4 comentários:

  1. Realmente, aqui em poços é comum ver macacos por aí, basta subir a serra do cristo, ou ir em aguas da prata e etc, e eu já sabia realmente que comida industrializada para animais silvestres faz muito mal...

    Ontem eu vim de ônibus embora e um cara no banco de trás estava reclamando que os cachorros do mato do lugar que ele trabalha estavam com colesterol alto e os pássaros todos com diabetes, ele deve ser caseiro de alguma fazenda ou sei la, mas isso mostra que a pessoa que alimentava esses animais não estava nem aí pra nada...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, realidade nua e crua...
    Nós mesmo na nossa ultima subida juntos ao cristo fotografamos macacos na trilha.

    ResponderExcluir
  3. Gammelo,

    Quando falam que moro na selva, me sinto como vc se sente em relação à Manaus. Fico brava por acharem que moramos em um lugar atrasado. Nada contra a natureza, ainda mais eu que AMO os animais.

    E para mim foi a primeira vez mesmo que vi macacos assim soltos na rua aqui em SP. Em geral aqui se vê muitos passarinhos, sabiás, bem te vis, beijo-flor, maritacas verdinhas, algumas capivaras na beira do rio tietê ( não sei como sobrevivem ali!) e dizem que até jacará no rio, mas este nunca vi!

    Gostei das informações, afinal, eu não saberia quem acionar em caso de encontrar um bicho silvestre ( eu aprendi, viu?) em apuros na rua.

    Beijos. :)

    ResponderExcluir
  4. OI Vaynard, pois é sai de poços pra vir conhecer os macacos aqui no amazonas kkkk

    Paulo os macacos prego ai sao fantasticos

    Marion, espero que voce possa vê-los mais vezes, é incrivel o que se aprende com esses animais

    Bjo

    ResponderExcluir