segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os Miseráveis

Oi Pessoal

Desde pequeno eu escuto falar de um escritor francês muiot famoso, Victor Hugo, e na época em que eu era rato de biblioteca (infelizmente eu não sou mais), tive como conhecer diversas obras desse autor, na Biblioteca da Urca em Poços de Caldas, tem uma prateleira só com escritores franceses, entre eles tinham lá grande livros de capa marrom do tal do Victor Hugo.

Ele viveu na França, especificamento em Paris no século XIX, foi um dos mais polêmicos escritores da época atuando muito na politica, dentre as suas obras mais famosas podemos destacar Notre Dame de Paris (conhecida popularmente como O Corcunda de Notre Dame), Os Trabalhadores do Mar, algumas peças de teatro e o seu romance mais famoso "Les Miserábles" Os Miseráveis.

Em agosto de 2008 eu adiquiri o primeiro volume d'Os Miseráveis, da Martin Fontes, era um sonho meu ler esse livro, estava receoso, pois os romancistas europeus do século XIX sempre me assustaram, geralmente os textos eram longos com pouco fluencia, falavam de tudo ao passo que não falam de nada, pouco enrredo e muita enrrolação, fora uma estrutura de texto complexa demais para mim. Porém essa obra me surpreendeu muito, desde de suas primeiras páginas até agora, pois eu ainda estou lendo.

Gostaria de ter a fluencia que a Pedrita tem para leitura, porém eu sou instável, de uma hora para outra largo um livro e comçeo outro, com Os Miseraveis decidi torná-lo meu livro de viagem, então para onde eu vou ele vai junto, reservas, acampamentos, dias de campo e também para o médico.

Victo Hugo nesse livro conta uma história dentro de muitas histórias. Eu já duas partes, o primeiro volume consta de 3 partes. A primeira parte conta a história de Fantine, uma jovem que iludida por um boemio acaba gravida e sozinha na vida, tendo que deixar a filha por conta de um casal e trabalhar duramente em uma fabrica numa prospera cidade no interior da França.

POrém não começa assim, o primeiro capítulo do livro fala do Senhor Myriel, Bispo benfeitor e traz uma das mais fortes frases que eu já li num livro "Temamos por nós mesmos". A crítica desse capitulo vai para asociedade cristã daquela época, onde as igrejas se enriqueciam as custas das pobres, daí o senhor Myriel, se apresenta como bipo pobre, pois vive com o pouco que ganha da arquidiocese com a irmã na casa dos fundos da igreja, onde acaba por recolher um ex-forçado (presidiario) que por algum motivo estava fugindo da prisão, tal forçado foi preso por roubar um pedaço de pãoe quebrar uma janela para poder dar de comer ao filho da irmã que sentia fome. POrém o forçado foge levando consigo algumas moedas de ouro e dois casticais de ouro.

Segue por ventura que o forçado acaba se tornando Pai Madeleine, o prospero prefeito e dono da fabrica onde a pobre Fantine foi trabalhar. Acusada de prostituição ela acaba presa e Pai Madeleine manda soltá-la, contudo pai Madeleine na verdade é Jean Valjean, que foge depois de se auto-acusar (isso mesmo ele se entrega pra polica e foge depois, alias ele escapa da prisão 3 vezes no livro até agora) e salva Cosette dos pais malvados que ela tinha (visto que a mae dela nao tinha mais dinheiro para cuidar dela e a deixou com um casal que a fez de escrava).

A segunda parte conta a vida de Cosette, de como ela ralou sendo escrava do sr e sra. Therandier, de como foi salva por Jean Valjean e no final como ela terminou so dias crescendo num orfanato.

Agora eu estou começando a terceira parte Martius, ainda não conheço esse personagem no livro, mas já sei que ele vai se apaixonar pela Cosette e deve ir para a guerra.

O Livro virou um seriado de TV, que deve ser exibido ainda esse ano pela Bandeirantes, eu ainda não assisti mais estou curioso, assim como um Filme , várias adaptações para o teatro e o mais legal, um musical, no brasil estrelado pelo Marcos Tumura (Jean Valjean), Alessandra Maestrini (Fantine), Sara Sarres (Cosette) e Saulo Vasconcelos (Javert).

Estou empolgado com a leitura, quero até o fim do ano terminar a parte Martius e adquirir o segundo volume.

Assim que terminar Martius conto mais sobre como é ler Victor Hugo, são mais de cem anos de diferença mais ele escreveu coisas que até hoje são extremamente atuais.


Video da apresentaçãodo TOny Awards com o elenco do musical cantando as Musicas - At the end of day e One day more Representando as cenas de Fantine sendo humilhada pela população por ser mãe solteira e vender-se para poder ajudar Cosette e Ona day more.

Bem pessoal.. vou indo.. tenho muito o que ler ainda.. e vocês vão...

3 comentários:

  1. obrigada pelos elogios, tem hora q eu gostaria de largar uma obra, mas sou teimosa, empaco mas continuo insistindo. eu tenho muita vontade de ler os miseráveis. não me identifiquei com os trabalhadores do mar, embora seja uma grande obra. eu tb quero muito ver as adaptações de os miseráveis para o cinema. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!

    Na realidade eu não me lembro de ter ouvido falar de Victor Hugo, mas parece ser bem interessante a obra dele.

    Conforme for lendo vai contando a história resumida ae, hehehe

    até mais!

    ResponderExcluir
  3. Ola Pessoal

    Pedrita, eu empaco, mudo de obra, mas raramente desisto totalmente, só se o livro não me agradar mesmo, como aconteceu com OS Maias, ainda não li trabalhadores do mar, mas está na lista depois do notre dame

    Vaynard, com certeza ja deve ter ouvido alguns poemas dele, são fantasticos, voce devia procurar um pouquinho mais.

    Abraços

    ResponderExcluir