segunda-feira, 30 de maio de 2011

Oi Pessoal

A Pedrita me indicou esse desafio literário, então vou dar um tempo no post falando dos meus pais e para responder o desafio... achei legal conhecer um pouco mais sobre os livros que a Pedrita leu, aliás como eu queria ter toda essa disposição para ler, na verdade ultimamente tenho ficado muito displicente com meu compromisso com a leitura.... vamos lá



1 - Existe um livro que você leria e releria várias vezes?


Não gosto de reler, sempre que releio fico com aquela sensação de dejavú. Poucos livros que eu reli forma sempre livros infato-juvenis e livros técnicos, se fosse escolher um livro para reler acho que pegaria Reinações de Narizinho do Monteiro Lobato (sim eu so uma criança) foi o primeiro livro "grande" que eu li.



2 - Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?



Sim, Os Maias de Eça de Queiroz. Literatura portuguesa é sempre complexo e dificil, acho que ainda não tenho maturidade literária para ler ainda, talvez daqui uns anos.




3 - Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?


Acho impossível pensar em um único livro, seria como se falassem para você comer só macarrão pro resto da vida, sem molho, se fosse para escolher um livro, fico com a resposta da Pedrita, prefiro uma biblioteca inteira.


4 - Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?


Inúmeros, toda vez que entre numa livraria quero levar tudo, mas me contenho porque sei dos meus limites de tempo e dinheiro, gostaria de ler Momo o Senhor do Tempo do Michael Ende, vi esse título na contra-capa do Senhor dos Anéis e nunca achei numa livraria.


5 - Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?


Todos os livros tem finais marcantes, mas para escolher um eu ficaria com o final da série Fronteiras do Universo, do Phillip Pulman. No último livro A luneta ambar, quando a Lyra descobre a verdade sobre tudo que ela esteve envolvida e o Pan pergunta "O que vamos fazer agora" ela diz "Criar o reino de deus na terra"... (não vou dar spolier aqui né) mas é arrepiante.




6 - Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?


Nossa eu lia muito, eta época que eu era feliz e sabia disso. Tive sorte, minha escola tinha as seções de leitura na primeira série, íamos a biblioteca da escola e a bibliotecária lia para gente. Depois a professora sempre lia os contos do Pedro Malazarte (Pedro Bandeira). Da quinta série em diante, tinhamos uma aula por semana volada apenas para a leitura, láimos Pedro Bandeira, Monteiro Lobato (sempre o meu favorito), Sidney Sheldon. Dentre os meus favoritos estavam O Reverso da Medalha do Sidney Sheldon. Aliás foi esse autor que me deu o total gosto pela leitura. Também tinha o Brasileiro Pedro Bandeira e a sua divertida série Os Karas, a Droga da Obediência é fantastico.



7 - Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?


É um livro masi técnico, na verdade um pouco da literatura acerca da biologia, O Gene Egoísta do RIchard Dawkins, muitos biólogos amam esse livro, eu particularmente acho esse auto fadídico, ele é o atual defensor das terias da evolução, ele faz de tudo para te prender na história mas não consegue... li até o final por necessidade mesmo...


8 - Indique alguns dos seus livros favoritos

Nossa, vai ser difícil, mas juro que não vou viajar demais.


Sidney Sheldon: O Reverso da Medalha, Nada dura para sempre, A Outra face, A Perseguição

Phllip Pulman: A bussola de ouro, A faca sutil, A luneta Ambar

J. TOlkien: O Senhor dos Aneis 1, 2 e 3

Gregorie Maguire: Maligna, Confissões de uma irmã feia da Cinderela

Pedro Bandeira: A droga da Obediência, Pantano de Sangue, A droga do amor, A droga de Americada e o Anjo da Morte.

Victor Hugo: Os Miseráveis

Dan Bronw: Fortaleza Digital, Ponto de Impacto, Anjos e Demonios

Markos Zusak: A menina que roubava livros

Clarisse Lispector: A hora da estrela

MOnteiro Lobato: AS Reinaçõe se Narizinho

J. K. Rowling: Harry Potter 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e sei la mais quantos eram



9 - Qual livro você está lendo no momento?


Os Miseraveis do Victor Hugo, mas estou a procura de outros, preciso reviver meu mundo literário...


10- Indique outros blogues e blogueiros para participar desse desafio:



Eu não sigo muitos blogs, mas vamos lá esse são so que eu acho que vão gostar de responder ao desafio



Lord Vaynard

Paulo_policani

A dor e a delicia de ser uma au pair

Falas Contida

A água na beira da risada

o Art Anima

Por Detras do véu




Assim, estou curioso com as respostas de cada um...



Muito Obrigado a Pedrita que tem sido uma excelente fonte de informação a cerca de literatura e teatro, além de muito atenciosa...

Eu vou indo... muito o que fazer por aqui e vocês vão....

3 comentários:

  1. eu carrego os livros pra tudo qt é lugar, vc q andou pegando avião deve lembrar os tempos em inúmeras esperas. os livros aliviam esse tempo. aí eu leio mais mesmo. eu q agradeço vc ter participado. tb tenho curiosidade de conhecer o gosto literário dos meus amigos blogueiros. eu amo os maias. li no ano passado eu acho. eu não vou muito a livrarias pq não dá. os sebos são mais meus companheiros ultimamente, ou a biblioteca da minha irmã. eu vi ontem o filme os miseráveis. é um q tenho muita vontade de ler, mas não tenho, nem minha irmã. vai ter q aguardar a situação financeira melhorar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Com certeza irei fazer o meu desafio!!!

    Aguarde somente eu ter tempo!!!

    Achei muito legal suas respostas...

    Depois lerei as da Pedrita...

    ResponderExcluir
  3. Oi Pessoal
    Pedrita, eu sempre carrego os livros, em Minas andava muito de onibus e isso me dava um bom tempo, agora quando viajo de avião tb, são excelentes parcerias, felizmente ando mais a pé hoje, e se fizer isso lendo, acho que sou atropelado kkk... mas preciso organizar meu tempo para ler.
    Se vc quiser, assim q eu terminar os miseravies eu te envio..

    Obrigado Vaynard pela visita

    ResponderExcluir