quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visita do pai e da mãe - parte 2 Novo Airão

Oi Pessoal

Quando meus pais falaram que estavam vindo para cá eu logo tratei de tentar encontrar o que eles poderíam fazer. Da última, como eu já disse, eles quas enão saíram daqui.

Comecei a procurar locais que eles não tinham ido então tive duas opções... mas antes um pouco de geografia...

Para quem não conhece a geografia do Amazonas, para se chegar a Manaus existem dois meio pelo Ar, voos diários saindo de Sampa, Rio, BH, Fortaleza, Belém; ou então pela água (????) Barcos saindo semanalmente de Porto Velho e Belém (?? COMO ASSIM??).

As perguntas entre parênteses são as mesmas que eu me fiz quando cheguei aqui, eu morava no sul de Minas, onde eu tinha acesso em menos de duas horas as principais rodovias do sudestes, a 4hs de Sampa e a 10hs do Rio, 6hs de BH, ou seja eu nunca tinha andado de avião ou barco, meu único referencia para sair da cidade era as rodovias estaduais e federais.

Embora Manaus tenha sim estradas elas não vão para muitos lugares. E isso era uma gravante, visto que meus pais não estão acostumados com barcos eu tinha que escolher um local que pudessemos ir de carro.

Daqui de Manaus é possível pegar 3 estradas distintas, a BR-174 que liga Manaus a Boa Vista e segue para a Venezuela (3 dias daqui para Caracas e Ilhas Marguerita) e as Guianas (lá é tudo baratinho, dizem), a AM-010 que vai até o município de Itacoatiara e um pouco a frente, passando por Rio Preto da Eva, Silves e mais algumas localidades e a BR-319, antiga estrada Manaus-Porto Velho, que está em tentativa de reabertura, visto que o abandono dela na década de 80 deixou que a floresta tomasse conta outra vez.

A BR-319 passa pelos municípios de Iranduba e Manacapuru e de lá pega-se um ramal (famosa estradinha no sul de Minas) e vai até a Cidade de Novo Airão.

Como chegar em Novo Airão?

Saindo de Manaus pegue o ônibus até o porto e de lá o expresso para o Cacau Pereira (5 reais), de lá pegue um taxi lotação para Novo Airão (120 reais o taxi, aí vale a pena juntar os 4 para lotar o o taxi), a viagem leva cerca de 2hs do Cacau Pereira até Novo Airão.

Onde se hospedar em Novo Airão?

Existem várias pousadas na cidade, com preços e atendimentos diferenciados, olhe na internet e tente reservar antes, Nós ficamos na Paraíso, a primeira pousada logo na entrada da cidade (40reais o quarto casal + solteiro, com banheiro, TV, arcondicionado e Frigobar), essa pousada não serve café da manhã ou almoço.

Onde comer em Novo Airão?

Existem vários restaurantes, comemos no Sabor do Sul (prato para 2 pessoas: Caldeirada de tambqui 35reais, tambaqui frio 30reais e assim vai, os pratos vem com acompanhamento) e no flutuante, na beira do rio q eu num lembro o nome agora, mas os preços eram parecidos.

O que fazer em Novo Airão?

Em épocas de seca, quando o rio está baixo a cidade é contornada de praias, então o banho de rio é a opção, infelizmente fomos na cheia então não tinha como ficar no rio porque não tinha praia, tomamos banho no flutuante.

Tem o flutuante do Boto, um local onde voce pode ver o boto cor de rosa, paga-se uma taxa de 20 reais, e a moça vai la dar comida pros botos, eles vem bem pertinho e ai voce pode tocá-los. São animais fantasticos e essa parte foi muito divertida, minha mae e meu pai se divertiram brincando com os bichinhos. Desde o ano passado não é mais permitido nadar junto com os animais. (Essa foto não é minha, tirei da internet.. mas esse é o boto-cor-de-rosa que na verdade é cinza)


Visita ao arquipélago de anavilhanas: Esse vale muito a pena ver, o rio negro em frente a Novo Arião tem 23km de extensão, e entre esses km todos muitas ilhas se formam, essas ilhas formam o arquipélago da Estação Ecológica de Anavilhanas. É simplesmente lindo.. a vegetação de igapó e todas aquelas árvores literalmente dentro da água. custo 60reais a hora do barqueiro.
Existem outras visitas a serem feitas, grutas, mais afrente de anavilhanas, outros lagos mas a gente não foi, por falta de tempo.

Para voltar é só fazer o trajeto contrário com os mesmos custos.

Foi um fim de semana super agradável, embora alguns contratempos tenham surgido, não posso negar, mas foi muito divertido passar um fim de semana de férias realmente com os meus pais.

É isso aí pessoal! Ainda tem mais uma parte e as fotos das andanças deles por aqui.. mas fica no próximo post...

Eu vou indo... tem muita água nesse rio e vocês....


P.S. Não coloquei as fotos porque preciso ainda da autorização da minha mãe e do meu pai para colocar aqui.
P.S. 2. Coloquei os preços porque é dificil encontrar esse tipo de informação na internet.
P.S. 3. Novo Airão é um minicipio de interior mesmo, bem pequeno vale muito a pena para quem busca um local tranquilo.

2 comentários:

  1. realmente muitos passeios no amazonas são de barco como para parintins. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Cara deu até vontade de passar a lua de mel por ai mesmo, muito louca a foto do Boto.
    Abraço

    ResponderExcluir