sábado, 16 de julho de 2011

É O FIM



Oi Pessoal

Desculpa a sumida.. eu fui para campo fazer uma disciplina mas já voltei, muitas coisas aconteceram desde então e minhas andanças por essa amazônia só tem ido mais além.


Enfim hoje é um dia triste de muita felicidade, aliás sexta passada foi.


Por isso eu vou voltar, naquele tempo em que a gente é feliz e não sabia... a escola, lá nos primórdios da Escola Municipal Profa. Edir Frayha, o Frayhão, como a gente chamada naquela época. Eu tava na oitava série (onze anos atras) quando o meu amigo Juninho chegoum lendo um livro, pois é a gente lia livros naquela época... ele tava todo empolgado conversando com a professora de portugês falando da história e eu lá sem nem me tocar.


A capa era vermelha, com uns desenhos, um garoto magricela voando numa vassoura, aquilo era rídiculo demais para mim.


Embora eu tenha ficado convencido de que a história de um garoto que vive dentro de um armário era muito pra minha cabeça fiquei curioso.


Pois é, acabo de revelar foi nesse dia que conheci o tal do Harry Potter, e nem liguei para ele. Quando saiu o primeiro filme foi um total escarcéu, filas quilométricas no cinema, e quando o filme já tava pra sair de lá a gente foi. No velho São Luis assistir ao tal Potter e sua vassoura.


No começo do filme eu tava quase dormindo, porém algo ferveu em mim que me fez gritar no cinema "Pega logo esse globo de ouro", é claro que os maníacos da série gritaram "é pomo", que seja, a revelação do verdadeiro vilão do final, tudo foi o começo de uma história mágica.


Comprei os livros? Não.... peguei emprestado o primeiro e devorei em cinco horas direta de leitura, consegui o segundo meses depois, e assim foi indo até o quarto livro.


Quando saiu o segundo filme eu já tinha toda a série na cabeça, detalhes que se perderam no filme eu já sabia onde apontar, podia ver tudo nos mínimos requerimentos, eu já era chato quando tinha uma adaptação, imagina de um livro que eu tive coragem de ler assim.


Li também os orginais, em inglês, é lógico que do modo mais capenga, na época eu tinham um terço do quase nada que sei da língua hoje então foi mais demorado.


Quando saiu o quinto livro eu não esperei, li on-line naquelas traduções mal feitas, o mesmo para o sexto e tão fadídico livro, e quando saiu o último livro, o último o coração pulou... também não esperei, li o primeiro capítulo ainda em inglês e uma semana depois já tinham traduzido o livro todo, sim eu li os livros que estavam on-line.


E com isso já se tinham passado sete anos, sete anos em que eu epserei por meses um novo livro do Harry Potter disponível na biblioteca, ou que o Della me emprestasse algum.


Harry Potter me fez conhecer pessoas, e me fez ter longas discussões com os outros, foi o primeiro livro que eu tive contato em fóruns de discussão e tudo mais.


Pois é, sou da geração que nunca recebeu a sua carta de Hogwarts, mas que todos os anos esteve lá...


Ano a pós ano os filmes foram sendo lançados, decpções como o Prisioneiro de Azcaban, o livro mais profundo e o filme mais mal montado, ou então uma maravilhada idealização do livro mais dificil, o Enigma do Prince (que deveria se chamar O Príncepe de Sangue-ruim), este eu tive a chance de ver com o meu irmão Jonh, aqui em Manaus quando ele veio me visitar.


Ano passado, fui assitir a primeira parte do último filme, já com aquela sensação de saudosismo no peito. E é claro, foi emocionante e muito mais profundo, é claro que a primeira parte do livro é chata, mas as paisagens são fantasticas.


E agora, depois de ter assistido ao último filme (esse post não terá spoilers) sai do cinema com uma sensação de FIM, pois é uma parte da minha fica ficou naquele cinema, quando naquela ultima cena o meu último Expresso Hogwarts foi embora....


Pois é pessoal, qual será o próximo... haverão outros....


Eu vou seguindo... agora com saudades num tempo em que eu sei que sou feliz...


Eu vou indo... e vocês vão...


3 comentários:

  1. Também postei no meu lá sobre o bruxo rs...depois dá uma lida: http://migre.me/5i1zN
    Eu vou indo também!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post!

    Relembrar o São Luiz, e épocas remotas que geram sentimentos felizes é sempre bom mesmo, eu não tive tanta história assim com o Harry, mas sempre achei legal os filmes, preciso ler os livros...

    E você precisa atualizar seu Skoob, até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pessoal
    Paulo, li o seu post sim...
    Vaynard o São Luiz fez parte da história de muita gente mesmo... na verdade eu não tenho tido muita coisa pra atualizar no skoob kkk
    Abraços

    ResponderExcluir