sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bem que eu tentei..... afinal ajudar não dói



Oi Pessoal....

Pois é, as vezes a gente fica complicado com um monte de coisas, e tinha algo que eu não tinha feito, até dois anos atrás eu não podia por falta de peso, atualmente eu descobri que não posso por falta de melanina...

Bom como sempre são histórias, nessa segunda feira eu fui até o médico, eu tinha perdido a minha consulta no final de dezembro e desde de que cheguei estava enrolando para ir lá marcar, depois de duas horas na com a senha 41 na mão (quando eu cheguei ainda tava no 20) não é que a médica me vê lá e fala "Pega logo a ficha desse moço aqui que eu vou aplicar o nitrogênio e já marca ele pra daqui um mês" eu adoro a minha médica, o dia que ela ta nervosa aquele hospital ferve. Para quem não lembra da aplicação de nitrogênio eu já falei disso antes (aqui).

Então eu já consegui o meu tratamento geladinho e sai de lá com a consulta marcada, eba felicidade a próxima seção de queimaduras a frio será em Março.

Dois dias antes eu havia recebido um e-mail de um dos alunos do INPA pedindo que fossemos ao HEMOAM doar sangue pois alguém estava precisando, eu nunca havia doado sangue antes e como já estava programado de ir ao médico, que fica bem próximo ao HEMOAM, decidi dar uma passada lá, na pior hipótese eu não poderia doar devido a ter pego dengue a dois meses ou a virose que tive quando voltei no começo de janeiro.

O atendimento lá é bem rápido, faz-se uma ficha, coleta-se uma gotinha de sangue para fazer a contagem de hematócitos e o teste de malária, e fica-se esperando para fazer a triagem.

No ato de fazer a ficha a gente recebe um questionário que deve ser respondido junto com a triagem, enquanto a gente esperava para fazer a triagem passavam um vídeo sobre doação de medula óssea com a Cissa Guimarães, muito legal e te realmente anima em fazer a doação.

Quando entrei na salinha um enfermeiro muito legal começou o questionário, depois da segunda pergunta (a primeira foi o nome) ele perguntou: "O que é isso que você tem na mão?" Eu respondi "Vitiligo", ele já fechou a cara, virou a tela do computador para o meu lado e mostrou num quadradinho que quando ele inseria Vitiligo aparecia "Impedido de doar"...

Segundo a diretriz que ele me disse a RDC153 da ANVISA portadores de doenças autoimunes não podem fazer a doação... bom eu não pude doar, fiquei chateado mas o que ue posso fazer.

Vitiligo é uma doença na qual as células não produzem melalina, por alguma desconhecida razão, ela não interfere em nenhuma atividade, com excessão de tomar sol, visto que a falta de melanina deixa a pele mais sensível a luz solar, contudo poucos estudos foram realizados com as reais causas dessa doença, sendo portanto o diagnóstico indeterminado e o tratamento sempre experimental.

Alguns medicamentos causam reações adversas, como a pomada que eu uso que frequentemente causa ardores, ou até mesmo a criogenia que causa queimaduras a algumas vezes bolhas que estouram formando feridas.

Porém é seleção natural, como diz a minha orientadora, isso é um charme pessoal, eu particularmente só faço tratamento pois gosto do sol, mas não me importo com as manchas, até acho legal ter um diferencial.

Enfim eu não pude doar sangue, mas peço aos meus seguidores que apresentem boa saúde que se desloquem, um dia antes ou depois do trabalho, bem alimentados a algum centro de doação de sangue, que lá também peçam para serem inseridos no cadastro de doadores de medula. A doação é rápida, o processo todo dura em média uma hora e você ainda ajuda a salvar vidas.
A demanda de sangues tipos O, AB negativos são maiores, principalmente agora com a chegada do carnaval.

é isso aí pessoal... não pude contribuir mas estou ajudando a divulgar... como diria o velho Eak The Cat "Ajudar não dói".... eu vou tentando e vocês...

5 comentários:

  1. Super importante isso. Ja fiz campanha para doaçao. Um dos cartazes era "Doe que nao dói", tem muitos anos e foi ate publicado em uma revista alema( toda a campanha, o conceitoe a intençao).
    Mas nada mais solidario do que individualmente cada umde nos sair e doar sangue.
    Pena que voce nao pode. Mas valeu a intençao com toda certeza. E o toque que esta dando aqui.
    Um abraço( vi teu blog na Lulu)
    Cam

    ResponderExcluir
  2. OI Camille
    Obrigado pelo apoio, eu sempre quiz doar, mas outras circunstâncias não deixavam, agora que achei que podia, não pude, mas eu deixei o toque, quem quiser e se sentir a vontade é só ir la e fazer a boa ação.
    Obrigado novamente pela atenção

    ResponderExcluir
  3. Bom dia eu sou portador de vitiligo ,e costumava doar sempre 3x ao ano ,agora fui tentar doar e nao consegui fiquei muito chateado mais fazer o q né

    ResponderExcluir
  4. Bom dia eu sou portador de vitiligo ,e costumava doar sempre 3x ao ano ,agora fui tentar doar e nao consegui fiquei muito chateado mais fazer o q né

    ResponderExcluir
  5. Já doei, uma vez, e não sabia que não podia... Não me perguntaram, acho q a enfermeira não viu

    ResponderExcluir