sábado, 1 de maio de 2010

Pernas Pro Ar





Oi pessoas que estão acompanhando o blog.

Estou numa semana cultura, depois de duas óperas fui assistir, adivinha o que????????????/ MUSICAL, pois é parece estranho mais nunca fui tanto ao teatro em tão pouco tempo.

Esteve em cartaz no Studio 5 em Manaus a peça "Pernas Pro Ar", atuação e produção da magnífica Claudia Raia, o espetaculo conta a historia de uma mulher que não sabe se sonhou ou se foi sonhada, passando por situações estranhas por causa do descontrole das suas pernas.

Tudo começa quando a Helo (Claudia Raia) é despertada por um grupo de anjos do mal e tem um encontro com o Coisa-Ruim (Osvaldo Romano), este por sua vez diz que ela é pacata demais e que tem que se descobrir, com isso encanta as pernas dela para que as pernas tomem rumo e a façam ir onde ela nunca foi.

É um espetaculo versionado mais totalmente brasileiro, ideia da Claudia com direção do Caca Carvalho (Lembra do Jamanta da Torre de Babel), onde os numeros de canto e dança se misturam na idéia pscicodélica de palco.

O palco na verdade é uma caixa, onde são projetadas imagens que compoe o cenário, tudo com tecnologia 3D, então toma forma de uma realidade conturbada, como a um sonho mesmo.


O palco interage com o artista, como na cena mais bela do espetaculo enquanto a Helo está cantando sobre a indiferença da vida e o vestido sai da parede e dança no palco até ser projetado sobre a roupa dela, o efeito é lindo como se o vestido tivesse subido realmente no corpo dela.


Vale lembrar uma das cenas mais engraçadas quando as Beatas estão ajudando a Helo, fantastico só quem viu pode descrever.
Tudo na vida dela é preto e branco, então enquanto ela não está dentro do sonho usa uma roupa preta e branca, quando está fora usa roupas de espetáculo, a troca de roupa e os figurinos são incriveis.


Vi o espetaculo na quinta e na sexta feira a tarde entrei de bicão, chorando uma vaga, no workshop que a Claudia ofereceu para mostrar como foi a montagem no musical, foram quatro meses de luta entre ensaio e produção de cenário, uma "IDÉIA DE GIRICO" como ela mesmo disse sobre sair pelo Brasil com um musical itinerante.

Assistimos um video sobre o making-off do espetaculo e depois tivemos a chance de conversar com ela, na plateia alunos de musica, dança e teatro, e um biólogo curioso.

Dentre os atores no palco estavam: Jarbas Homem de Mello (muito bom cantor e bailarino, fez novela da band) e o meu idolo Marcos Tumura que gentilmente respondeu a minha pergunta sobre a dificuldade em fazer um espetaculo tão novo assim.

Eu sou fã do Tumura, desde Rent e faz tempo já isso.

No final ainda assistimos um pedaço do ensaio e da passagem de som, muito bom mesmo, vou guardar boas lembranças, comprei o libreto do musical, maginifico também.

Queria mesmo era agradecer a ideia de girico da Claudia Raia em trazer esse espetaculo para Manaus, como ela disse nem que lotasse a casa pagaria as despesas com tudo, principalmente a ela por ter colocado dez por cento da casa a preço popular, 40 reais a inteira e eu paguei (pasmem) 20 reais para assistir nas frisas (tive que ficar em pé mais tinha uma visão provilegiada do palco).

Gente eu to me preparando para viajar, então posso sumir por um tempo

Eu vou seguindo, alguém aí vem junto comigo?

Um comentário:

  1. esse musical deve ser ótimo. a claudia raia é excelente. eu adoro qd uma cidade respira cultura. por sorte são paulo é um exagero. mas gosto de ficar em casa tb. beijos, pedrita

    ResponderExcluir