sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um copo de água


Oi Pessoal,

A todos os mues leitores do Brasil sul e sudeste quero informar que ontem foi o dia mais seco em 100 anos, nunca na história da minha vida amazonense-mineira eu pensei que secaria tanto o clima aqui, acostumado com a umidade sempre acima dos 70%, isso foi praticamente um desastre ambeintal, pelo menos no meu nariz, até sangramento aconteceu, mas enfim logo as chuvas voltam, mas tenho medo que esse mês de setembro fique insuportável.

Ano passado nesse período eu regressava da casa da minha mãe, e lá estava um frio enquanto aqui quente como sempre. Já disse o meu organismos implora por um vento gelado naturalmente.

Só nesse mês de agosto (que só teve 12 dias) já tivemos temperaturas próximas de 40 graus e até mesmo um termometro bateu 50 graus numa zona da cidade.

Aqui no norte temos duas estações, uma que chove muito e outra que chove pouco, na que chove muito chove sempre, todos os dias, de começo de novembro até o fim de junho, depois vem a que chove menos, ainda chove bastante até o meio de julho, mas agosto e setembro são poucos os dias que se tem chuva (bem uns 5 no máximo), om isso a umidade do ar cai muito e o calor aumenta catastróficamente.

Por exemplo, geralmente na casaa onde moro o quarto está sempre fresco a noite, tanto que tem dias que eu ligo o ventilador mesmo só para curtir o barulhinho, essa noite se o ventilador não estivesse no máximo eu não dormia, par aajudar, essa temporada de férias o que teve de papagaios no ar, era um show, vários deles e muitos curumins e não-curumins mais correndo atras de um. com isso os fios e transformadores estão cheios de pedaços de rabiolas e linhas, e isso causou a explosão do transformador da rua lá de casa (ainda bem que quando a energia foi embora de vez a novela já tinha acabado). Resultado estava sem energia elétrica que só voltou hoje as três da manhã.

Mas esse rolê todo foi para contar uma danada minha, aliás essa manhã mesmo, agora a pouco eu voltava do médico passei na farmácia e pedi um copo de água. Não sei porque na farmácia o bebedouro fica atras do balcão, então você tem que pedir para a atendente te trazer a água.

Porém antes que ela me desse a água num copo descartavel colocquei a minha garrafinha no balcão, pedi que ela colocasse um pouco para evitar de gastar um copo.

Ela olhou estranho para mim, mas levou a garrafinha e encheu de água, porém quando foi me entregar me deu também um copo descartável cheio de água.

Acho que ela não entendeu que a idéia era não gastar o copo, aliás os descartáveis são coisas que nós deveríamos repensar ao utilizar, é #fato que lavara louça polui menos e gasta menos recursos do que o que necessário para reciclar os descartáveis. Há situações que os descartáveis são útieis, mais se formos ver eles é na verdade totalmente descartáveis da nossa vida, ainda mais os de plástico que são pouco reaproveitados.

Infelizmente eu ainda uso esses copos, no restaurante da universidade por exemplo eu sempre acabo usando um copo, mas tento fazer o possível para lembrar de carregar a caneca, mas as vezes é osso. Porém é necessário uma mudança no nosso pensamento e as vezes uma atitude drástica mesmo.

Já ouvi dizer que algumas empresas estão excluindo a compra de descartáveis para o café dos funcionários, o que os obrigou a carregar cada um a sua xícara e lavá-la, enquanto que alguns eventos dentro do kit básico do evento já vem uma caneca.

De qualquer forma, temos que repensar um pouquinho não é verdade...

Pessoal eu vou indo... agradeço a esse inverno chegar aqui e o laboratório ja ter ar-condicionado... e voces vão...

3 comentários:

  1. Atitude é tudo!
    Você tem erros de digitação parecidos com os meus rs...

    ResponderExcluir
  2. é muito estranho falar de seca em um estado q tinha tantas chuvas. triste né? beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi Pessoal

    Paulo, realmente tomar uma atitude vale muito, erros são frequentes

    Pedrita, muito estranho, mas parece que foi uma massa de ar seco que passou, essa semana ja está bem emlhor, até tivemos ameaça de chuvas, embroa o clima ainda esteja mais seco que o normal..
    Bj

    ResponderExcluir