sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Chuvas


Oi Pessoal!!!

Cheguei bem em Manaus, a viagem foi cansativa e pela primeira vez eu pude transmiti-la diretamente pelo Facebook, quem não tinha o que fazer durante a madrugada pôde acompanhar os meus comentários durante a minha espera de sete horas em guarulhos para o embarque, e depois de mais uma hora em Brasília, aliás foi em Brasilia que esse post começou a ser montando.

Toda vez que se fala planalto central eu sempre penso em calor, essa é a verdade.. porém quando o avião pousou o piloto anunciou "temperatura local 15 graus"????? foi assim que eu reagi, já me preparava para tirar a blusa mas não consegui, estava frio, bem frio no aeroporto, e chovia, chovia muito tanto que o nosso vôo atrasou vinte minutos por causa da forte chuva que caia lá, eu que achava que ía chegar em Brasilia e já me reacostumar com o calor, visto que lá em Minas a temperatura mais alta que peguei foi 23 graus kkkk..

Chegando em Manaus, nada melhor que ser recebido com um calorzinho de 32 graus e um sol de quebrar mamona, e como resultado um apartamento fechado por uma semana todo embolorando já... hoje que terminei a faxina.. eita...

Mas eu fiz o post para falar das chuvas, tem duas épocas do ano que eu adoro Manaus, quando chove e quando chove muito... sabe aquele ideal, primavera, verão, outono e inverno.... esqueçe aquilo na região tropical não existe, quer saber como é aqui?Durante uma época do ano chove muito e na outra chove menos, é o que o pessoal daqui chama de seca, que dura de junho a outubro e as chuvas que duram de novembro a abril, mais ou menos temos metade do ano em que chove todo dia e na outra parte uma vez por semana. kkkk... embora tivemos um setembro que choveu apenas um dia no mês... foi horrível...

Agora as chuvas tem vindo de forma absurdamente fortes, lembro que em dezembro de 2009 eu fazia trabalho de campo na área do Sesi, dos cinco dias que eu fiquei lá das seis da manha a cinco da tarde não choveu por seis horas, e hoje foi um dia incrivelmente chovível, olha só a foto que eu tirei no campus da Ufam, e a chuva ficou nessa intensidade por aproximadamente trinta minutos, resultado= outro blackout na cidade, ficamos sem luz na cidade toda até as 14hs... acredita, chuvas em Manaus é igual falta de luz e trânsito parado...

Fico preocupado com as pessoas que moram nas beiras dos igarapés, nessa época o rio começa a encher e os igarapés sobem , muita gente perde tudo, fora isso aumentam os indices de malária e dengue, aqui em casa mesmo eu só durmo com o negócinho na tomada ligado para espantar os mosquitos, acho que na última hora eu matei uns dez já, e todos eles transmissores da febre amarela....

Vou torcer para que as chuvas não venham com força... espero que de certo... e comprar um novo guarda chuvas também...

Eu vou indo pessoal e vocês vão....

Um comentário:

  1. eu tb me preocupo muito qd chove bastante. aqui tem chovido bastante. precisava, muita secura, mas se chover demais muitos sofrem com as enchentes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir