quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dia de Finados

Oi Pessoal!

Demorei um dia pensando se escreveria ou não este post, não por uma razão de ter medo do que falar, mas sei para manter uma coisa que tenho tentado manter no blog, uma certa imparcialidade religiosa. Tento ao máximo mas sei que as vezes a minha educação cristã ou o meu envolvimento com uma crença acabam aparecendo por aqui, não que eu tenha problemas com a minha escolha religiosa, só acho que ela não "cabe" nas diretrizes que eu escolhi para o blog!

Embora eu tenha feitos posts sobre o natal, pascoa e outras datas comemorativas voltadas a religião eu preferi até o momento não misturar muito as coisas.

O porque de eu estar falando nisso, é que essa semana foi o famoso dia de finados, essa data é comemorada em honra e memória das pessoas que faleceram, e é nela que eu gostaria de comentar...

Na minha ingenua cabeça, quando eu era pequeno, o dia de finados era o mesmo do dia das bruxas.... ah?? como assim, Pois é na minha mente infantil americanizada, enquanto aqui no Brasil eu ia a três missas e colocava velas e flores em túmulos, lá nos EUA crianças felizes ganhavam doces de graça e andavam e casas enfeitadas... coisas de crianças né... depois de um tempo que eu descobri que o dia das bruxas era na verdade 31 de outubro nos EUA e 1 de novembro no Brasil (se eu nao to errado é lógico que eu posso estar e continuar me enganando)... é na verdade o dia de todos os santos, fundado quando, numa tentativa matemática de organizar o calendário a igreja tirou uns dias do mês de outubro, e no ano seguinte colocou dia de todos os santos para compensar.

Se a pessoa que ficou duas horas me explicando a história visse esse post ela me daria como travessuras num dia das bruxas, mas enfim...

Bom passando esse meu momento, sim eu fui uma criança feliz, vamos a esse dia de finados.

Há tempos que eu não ía a um cemitério, não por falta de logística, visto que da minha casa no cemitério em Manaus é perto, ou então até mesmo em Poços de Caldas o cemitério da Saudade é de fácil localização, na verdade temos uma certa repugnância a esse ambiente, tolice humana, visto que é um lugar onde reina a paz.

Desde a morte do meu tio eu não tinha ido a um cemitério, qd meu avô faleceu eu não estava por perto e até hoje não fui lá visitá-lo, infelizmente não podíamos ir lá, então minha mãe, meu pai e eu fomos ao cemitério da Saudade, prestar a nossa homenagem aos entes que se foram, assistimos a missa das 15hs e fomos ao túmulo das almas, local destinado a orações e homenagens para todos, eu fiquei com medo ali, a quantidade de velas que foram acesas desde a manhã e a quantidade de parafina que queimava faziam labaredas altas, tanto que os funcionários do cemitério tinham que constantemente apagar com jatos de água, por isso não levamos velas, nem flores, devido aos índices de dengue não podem ser levadas flores naturais.. mesmo assim o cemitério estava todo enfeitado.

Nesse cemitério estão sepultados alguns parentes meus, porém eu não visito os túmulos, é estranho, eu fui ao tumulo das almas mas não fui no da minha avó... infelizmente eu não procuro o tumulo pois tenho medo de não encontrá-lo... anos atras teve um caso de venda de jazidos para as vezes três pessoas diferentes, então não procuro, prefiro acreditar que eles estão em local bom, e que os poucos restos que possam estar embaixo da terra não significam nada e que as minhas orações devam chegar até eles de alguma forma.

Saí de lá sentindo uma paz tão grande que fiquei matutando esse post, se deveria ou não compartilhar.. enfim o fiz...

Eu vou indo gente... muitas coisas estão acontecendo... e eu estou doido para contar... e vocês vão...

PS. para homenagear as pessoas que se foram eu escolhi essa canção "retrato brasileiro" do grande compositor Baden Powel

4 comentários:

  1. Muito bom esse sentimento né!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. eu tb não costumo muito falar de religião. apesar q acabo lendo livros que contam sobre vivências dos personagens e os autores tem alguma religião ou a falta dela. por falar em religião. um livro que sou apaixonada e discute o tema é a montanha mágica do thomas mann. 3 internos de um sanatório para tuberculosos passam páginas e páginas discutindo suas crenças. na minha família nós não temos o hábito q muitos brasileiros tem no dia de finados. eu, particularmente, procuro muito estar perto dos vivos e vivenciar tudo o q eles podem dividir comigo. prefiro do q olhar muito para o q se foi ou me arrepender de ter ficado pouco com eles. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Gammelo, para mim o dia de finados é um dia qualquer. Não vejo razão de fazer um dia para reverenciar quem já foi. E eu não customo a ir em cemitérios, só vou quando tem algum enterro. Eu não visito o túmulo do meu pai pois me deixa muito triste. Pq indo lá eu lembro dos momentos terríveis de quando ele morreu. Parece que todo o sofrimento volta com força total. Não me faz bem. Não preciso de dia dos mortos ou de ir visitar o túmulo para lembrar dele. Penso nele todos os dias, e prefiro as lembranças felizes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Pessoal

    Ronie, é um sentimento bom sim

    Pedrita, eu mesmo estando diretamente envolvido com uma comunidade religiosa eu não falo de religião assim, defendo meus pontos de vista, mas nunca exagero

    Marion, cemitérios são locais que dão sensações diferentes em cada um mesmo.. mas eu sempre tento apagar os momentos ruins e pensar nos bons, as lembranças felizes são bem melhores mesmo

    Beijo

    ResponderExcluir