terça-feira, 6 de julho de 2010

Aranhas e Opiliões - Caçada Noturna



Oi pessoal, finalmente o post que eu queria.No meio do mes passado quando eu terminava a disciplina de diversidade Faunística uma amiga minha, a Lari chegou e disse "Bora pro mato?", soa estranho para vocês, tudo bem merece uma explicação melhor.

Eu sou biólogo, e estou fazendo mestrado em Diversidade Biológica, eu trabalho com plantas, desevolvimento de frutos de palmeiras (outra história), porém duas amigas minhas, uma no mestrado e outra no doutorado, trabalham com Aracnídeos, mais especificadamente com Aranhas (Araneae) e Opiliões (Opiliones).

Segundo o método de coleta delas devemos correr um transecto de 30 metros por uma hora coletando todos os indivíduos que encontramos no caminho. Para isso a gente usa um pote de plástico com alcool. Detalho isso a noite, após as 19h nós estamos aí, na floresta andando com lanternas de cabeça e muito repelente.

Foi a minha primeira experiência de andar na mata a noite, e eu adorei, sério o clima é muito mais agradável,a floresta fica mais fresca e o ar mais gelado.


Foram sete dias no acampamento e mais quatro dias na sede da Fazenda. lá no acampamento eu tinha feito um vídeo, porém quando passei para o computador ele ficou sem som =(, então vão só as fotos mesmo, espero que aproveitem.



Indice das fotos: um sapinho que a gente achou no caminho, Buçi (Manicaria saccifera), a palmeira que eu pretendo trabalhar, o nosso lindo acampamento

Enquanto isso eu vou a noite caçando aranhas, opiliões e durante o dia medindo palmeiras, alguém ta afim de um estágio?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário